quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ensino das Artes é tema de discussão em evento


Foto: João de Oliveira / Ascom Semed
O ensino de artes nas escolas de educação básica, exigido pela Lei nº 12.287 de 2010, auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor das crianças, além de estimular o contato com diferentes linguagens e contribuir para a socialização dos alunos. Pensando nisso, a Coordenação de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está passando por uma reestruturação com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino de artes na escola da rede.
Como parte das ações para a reestruturação do setor está a semana dedicada ao Estudo e Socialização de Saberes da Coordenação de Arte e Cultura, que acontece até a próxima sexta-feira, O encontro está reunindo representantes de alguns setores estratégicos da Semed, além de músicos e professores convidados para a socialização e discussão da disciplina pedagógica de artes que trabalha com as linguagens de artes visuais, dança, música e artes cênicas.
De acordo com a coordenadora do Setor, Maria do Socorro Monteiro, este momento inicial dará suporte para o planejamento de formações continuadas. “Esta primeira etapa é um momento de estudo e troca de ideias, ao longo da semana nos reuniremos com os Departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos para entender como funciona a docência das Artes nessas modalidades de ensino, assim como teremos alguns debates e oficinas com professores voluntários que nos auxiliarão na compreensão da importância de ensinar artes nas escolas. Depois disso, partiremos para a fase de planejamento de formações continuadas para os professores das escolas da rede”, afirmou.
O evento acontece das 13 às 17 horas no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro, com exceção da quarta-feira (18), que ocorrerá no Museu Théo Brandão, onde será socializada a pesquisa do professor Denis Angola sobre a memória dos mestres educadores precursores da capoeira em maceió.
Sobre a Lei Nº 12.287
A Lei nº 12.287 de 2010, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no tocante ao ensino da arte. Determina que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, é componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom

Nenhum comentário: