quarta-feira, 25 de maio de 2016

Semed realiza Encontro de Formação Continuada



O auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) ficou lotado, nesta terça-feira (24), para a abertura do 1º Encontro de Formação Continuada 2016, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino Fundamental. O encontro, que teve como tema “Formação Continuada e Interdisciplinaridade na Sala de Aula: Reflexões sobre a prática docente”, reuniu diretorias de ensino, diretores de escola, coordenadores e professores das 94 escolas municipais do ensino fundamental.Evento é realizado pela Semed
O evento tem como objetivo a busca pela articulação das diferentes formações ofertadas pelo Departamento, além de debater a relevância da formação para o exercício da prática docente, vinculada à interdisciplinaridade na sala de aula. As palestras foram conduzidas pelas doutoras e professoras da Ufal, Rita de Cássia Souto Maior e Rita Maria Zozzoli, que debateram a temática do evento com uma reflexão e discussão sobre a prática do fazer pedagógico.
A diretora de ensino da Semed, Rita Vasconcelos, ressaltou que uma das formas impulsionadoras para alcançar a qualidade de ensino é a formação continuada. “ Para que a formação continuada continue sendo um sucesso e chegue no chão da escola e nossos educadores olharem para trás e dizerem: Sim cumprimos nosso papel social de docente, cumprimos o papel social que é inserir essas crianças, esses jovens, esses adultos e adolescentes no mundo formal”, disse.
De acordo com a coordenadora da Formação Continuada do Ensino Fundamental, Regina Buarque, esse ano as formações continuadas serão conduzidas com uma nova definição. “Quando pensamos nesse encontro, queríamos que ele juntasse todos os professores dos 4ª ao 9º ano. Antes a formação era feita por componente curricular, agora o novo desafio é seguir as orientações das diretrizes curriculares que definem que a formação seja de forma interdisciplinar, isso muda muito e abrange mais o conhecimento”, destacou. 
Regina enfatizou que as formações continuadas não serão mais separadas por disciplinas e sim conduzidas de forma interdisciplinar. Na mesma sala haverá professores de diferentes disciplinas para ampliar o conhecimento, contemplando o saber em todo o contexto. “Teremos turmas mistas de professores de diferentes componentes curriculares, bem como formadores. Na prática, a formação será composta por todas as disciplinas da grade curricular. A proposta é que o professor saiba responder por exemplo uma questão de forma ampla”, explicou.
A professora da Escola Pompeu Sarmento Josefa Vieira afirmou que o evento desenvolve o profissional e as temáticas auxiliam na prática em sala de aula. “A formação continuada possibilita essa reflexão quanto ao fazer pedagógico. Isso nos leva a refletir sobre nossa prática no dia a dia das aulas”, frisou. 
Janaina Farias/ Ascom Semed

Nenhum comentário: