terça-feira, 10 de maio de 2016

Jovens e adultos encontram melhoria de vida na educação


Todas as noites, adultos de várias idades encontram nas salas de aula da Escola Municipal Nise da Silveira, localizada no bairro de Antares, chances de mudar de vida. A cada etapa conquistada, a esperança de realizar antigos sonhos se torna uma meta real. Tudo graças à Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aliada ao empenho dos profissionais do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Alunos da Escola Nise da Silveira. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
Quem hoje vê as cadeiras cheias de estudantes, não imagina o esforço para captar alunos para as aulas noturnas. A rotina puxada de trabalho, o cuidado com a casa e os filhos estão entre as dificuldades que os afastavam da escola.
“Fomos à comunidade mostrar a importância da escola. Inicialmente tínhamos poucos alunos, mas este ano conseguimos ter salas de aula cheias, o que é motivo de comemoração. Sabemos da relevância que a educação tem para mudança de vida de cada estudante”, disse a diretora da escola, Maria do Socorro Nunes Lemos.
Alunos da Escola Nise da Silveira. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
Para a coordenadora pedagógica Eliete Cavalcante, o diferencial da Escola Nise da Silveira está em seus professores. “Temos profissionais comprometidos com o ensino. Pessoas que entendem a importância que cada aula tem na vida dos seus alunos. Formamos cidadãos para a reflexão, pois hoje não tem como ser calado, sem conhecer seus deveres e direitos. O que buscamos é mostra-lhes como ter um papel atuante na sociedade”, afirmou.
O perfil dos alunos do EJA é de trabalhadores de casas de família ou do comércio. Na Nise da Silveira, a direção solicita declarações dos estudantes que precisam chegar mais tarde. “É preciso ter uma flexibilidade maior nesses casos do que com os outros seguimentos da Educação Básica, pois eles acordam muito cedo, trabalham o dia inteiro e seguem direto para a aula. Precisam ser estimulados a não faltar”, destacou Eliete.
Professor dos alunos da 4ª fase, Islam Lisboa acredita que o EJA possibilite uma nova visão do mundo. “Acredito que eles estão tentando retomar o que ficou pelo caminho. Muitas vezes, com essa primeira experiência, eles mostram muita garra para retomar um projeto, um sonho que acabou ficando para trás por questões da vida e que foi interrompido”, colocou.
Maria Edilsa da Conceição de Souza está na 5ª etapa e quer ir além. “Estar aqui para mim significa muito. Aprendi a falar melhor, ser mais educada e isso para o meu futuro é muito importante. Vou estudar para ser veterinária”, frisou.
Alunos da Escola Nise da Silveira. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
O sentimento de seguir em frente com os estudos é compartilhado pela dona de casa Irene Pastora da Silva. Longe das salas de aula desde os 18 anos e mãe de três filhos adultos, ela decidiu se matricular na escola para buscar seu sonho acadêmico. “Voltei a estudar depois de muito tempo. Casei, criei meus filhos e me preocupava em levá-los para a escola e esqueci de mim. Agora que eles estão em seus cantos, resolvi voltar pra sala de aula. Quero ser engenheira”, contou.

Para se matricular no EJA basta levar os seguintes documentos para as escolas da rede de ensino do Município que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA): comprovante de residência, cartão do SUS, cópia do RG e do CPF. Caso não possua toda a documentação, a escola fará matrícula.
Flávia Farias/ Secom Maceió

Nenhum comentário: