terça-feira, 24 de maio de 2016

Escola Pedro Café recebe evento de combate ao abuso sexual



Nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Pedro Café recebeu as atividades de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Na ocasião, os pequenos fizeram apresentações musicais sobre o tema e tiveram contação de história, atividades lúdicas e leitura na Estação Saber – Biblioteca volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a tarde, os pais assistiram a palestra com os conselheiros tutelares Antônio Vieira e Lula, e o juiz André Gêda.
A coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), Ticyane Bentes, diz que a finalidade do evento é levar informação para a escola e para comunidade. “A ação busca levar informação aos pais, professores e alunos. O mais importante é prevenir para que nenhum tipo de violência aconteça, mas caso aconteça, a escola e os pais precisam saber como conduzir a situação e a quem recorrer”, ressalta Bentes.IMG_5361[1]
Os estudantes acompanharam atentamente a narrativa do livro “Segredo Segredíssimo”, feito por Meire Deise, contadora de histórias da Semed. Em seguida, alunos da educação infantil fizeram apresentações das músicas “18 de maio”, “O Tesourinho” e falaram sobre os direitos das crianças. Para encerrar as apresentações, alunos do 5º ano apresentaram a música “Direito da Criança”.IMG_5366[1]

“Nosso conhecimento foi ampliado conforme trabalhamos a temática com os alunos. O conhecimento ultrapassa os limites dos muros da escola. O que é passado em sala de aula fica na cabeça dos alunos, eles levam para casa e compartilham os ensinamentos com os pais”, conclui a diretora da unidade, Eliane Correia.
Para Bianca de Albuquerque, aluna do 1º ano, as atividades foram muito divertidas. “As brincadeiras foram muito legais. Gostei mais da historinha porque é contra o abuso sexual contra as crianças. Eu aprendi muito”, completa a pequena Bianca.
Antônio Vieira, conselheiro tutelar da 4ª região, diz que é de suma importância que a Semed e a escola tragam essas informações para comunidade escolar e para os pais. “A comunidade precisa ter ciência do que a escola está fazendo e o conselho atua como o elo entre escola e os pais”, disse.
Erick Nogueira – Ascom Semed

Nenhum comentário: