quarta-feira, 18 de maio de 2016

Escola Alerta – Zika Zero visita alunos da Escola José Bandeira



O projeto Escola Alerta – Zika Zero segue a todo vapor com suas ações itinerantes nas escolas da rede municipal de educação. Nesta quarta-feira (18) foi o dia dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Bandeira, no bairro do Vergel, receber as atividades do projeto.
A proposta é bem simples: despertar nos estudantes a consciência que para acabar de vez com o mosquito é necessário unir informação e ação. Para tal, os alunos são preparados por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e parceiros, por meio de palestras, jogos e apresentações educativas, para que sejam combatentes do mosquito e evitem sua proliferação.

Na José Bandeira, a jornada foi divertida, mas sobretudo informativa e proveitosa para os 250 alunos da unidade de ensino. A turma do Trupeduque abriu a programação com suas performances teatrais que combinam música, cores, danças e muito conhecimento. A resposta foi imediata. A criançada interagiu com os atores e aprendeu da melhor forma possível, brincando.

Os parceiros da Guarda Municipal, que já fazem parte do projeto Guarda Faz Escola da Semed, idealizaram e desenvolveram o Patruzika. A ideia é formar grupos de patrulheiros mirins para que aprendam a identificar e recolher possíveis focos de proliferação do mosquito no entorno da escola e em seus lares.
“Elas conseguem absorver bem as informações repassadas. Depositamos sobre as crianças a responsabilidade de patrulhar. Não tenho dúvidas que eles são as armas que devemos usar nesse enfrentamento, pois são atentos, dedicados e conhecem o ambiente”, disse o guarda municipal Márcio Clévis Macedo.

Os alunos ainda brincaram com jogos lúdicos, assistiram vídeos protagonizados por personagens animados que ensinavam a cuidar do meio ambiente e evitar a reprodução do Aedes aegypti e ainda participaram de oficinas com materiais recicláveis. Tudo isso não seria possível sem a parceria estabelecida entre a Semed e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a Guarda Municipal.
“É um aprendizado, pois passamos o que aprendemos para nossos amigos e familiares. Estou amando ajudar ”, contou a pequena Maria Vitória Silva, aluna do 5º ano.
Para intensificar o projeto, todas as escolas da rede municipal traçaram um plano de ação e receberam kits com jogos, cartilhas, CD’S e folders educativos. As visitas nas unidades escolares são feitas a cada 15 dias e se dividem em duas etapas: a primeira delas, por meio de visita técnica com funcionários; já a segunda etapa, com ações interativas com as crianças, a exemplo das que foram realizadas na José Bandeira.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: