segunda-feira, 30 de maio de 2016

Semed participa da Semana Integrada do Meio Ambiente



No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida como forma de chamar a atenção da população para a importância de cuidar do meio ambiente e de preservar os recursos naturais. Como parte da programação na capital, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas), está organizando o Seminário de Abertura Semana Integrada do Meio Ambiente e o Lançamento da Formação Continuada em Educação Ambiental do Programa Lagoa Viva, que ocorrerá nesta quarta (o1), às 8h30, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).
O público alvo do Seminário são as escolas que participam do programa Lagoa Viva, além das demais escolas da Rede Municipal de Ensino, ONG’s, órgãos do governo, universidades e cursos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com a temática ambiental.
O tema central deste ano tem como base os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, defendidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os ODS’s são 17 objetivos que compõe uma agenda mundial com plano de ações que buscam o desenvolvimento sustentável das cidades até 2030 e serão abordados no Seminário na palestra de Inalda Beder, representante do Pnud.
Outra atividade realizada no evento será o lançamento da proposta da Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra, como primeira Escola Sustentável de Maceió. Serão apresentadas as ações estruturais que já foram realizadas, além de outras necessárias para classificar a escola como sustentável.
“Escola sustentável é um espaço que tem o objetivo de educar pelo exemplo, a utilização de projetos pedagógicos que trabalhem a educação ambiental de forma transversal ligando os saberes científicos aos saberes tradicionais, além das atitudes da própria gestão da escola”, disse Vírginia Miller, Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Também como parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, na sexta-feira (03), haverá uma série de atividades, como oficinas, caminhada ecológica, apresentações teatrais e arborização na Escola Mestre Izaldino. Tudo será aberto à comunidade com o objetivo de estimular a educação ambiental e promoção da saúde. Já no dia 5, domingo, a Rua Fechada sediará oficinas, jogos e brincadeiras de educação ambiental. As atividades serão desenvolvidas pela Semed, com o objetivo de formar cidadãos sustentáveis que valorizem o ambiente em que vivem.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: