terça-feira, 31 de maio de 2016

Capital alagoana terá sua primeira escola sustentável




Desenvolver métodos inovadores para construção de espaços educadores sustentáveis tem sido o grande desafio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas). Com a proposta de estabelecer uma relação de cuidado mútuo entre comunidade, natureza e ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mestre Izaldino, no bairro Pontal da Barra, foi construído para se tornar a primeira escola sustentável da capital alagoana.

Como parte das atividades programadas para a Semana Integrada do Meio Ambiente – que terá início nesta quarta-feira (01), no auditório da Esmal – a Semed fará o lançamento da proposta da Escola sustentável na Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Izaldino, além da retomada das formações continuadas de educação ambiental do Programa Lagoa Viva, dirigida para o corpo docente das escolas, que propõe conciliar saberes científicos aos saberes tradicionais.
Espaço Educador Sustentável
Já na próxima sexta-feira (03), será realizada a etapa de arborização da unidade escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). A área interna da Mestre Izaldino ganhará um pomar com árvores frutíferas, que servirão como complemento na alimentação escolar. A escola terá, também, uma horta orgânica, área de compostagem e uma farmácia viva, esta última fornecerá plantas medicinais para ajudar na saúde das crianças.
No entorno da Mestre Izaldino, árvores nativas serão plantadas – inclusive a craibeira, árvore símbolo de Alagoas – formando uma verdadeira cerca viva para proporcionar maior conforto térmico e qualidade do ar para os alunos. Calhas e cisternas serão colocadas para armazenamento e reaproveitamento da água da chuva, que servirá para irrigação das plantas. De acordo com a coordenadora da Ceas, Virgínia Miller, até o final deste ano a escola ficará pronta com todos os padrões de sustentabilidade exigidos para seu funcionamento.
“A educação ambiental envolve a promoção de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, como o consumo consciente, descarte correto de materiais, reaproveitamento, alimentação saudável, entre outros. A participação de pais, alunos e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, considerou Virgínia.
Construção da Escola Sustentável
O projeto foi idealizado pela Semed, em parceria com a Braskem e Instituto Lagoa Viva e Sempma, para servir de referência de edificação segura e sustentável para a comunidade. Ela foi toda construída com materiais em PVC/Concreto, produzido pela Braskem. Para que seja considerada uma escola sustentável, a iniciativa se sustenta em três grandes eixos: espaço físico adequado de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental; gestão democrática participativa e sensível às necessidades da comunidade; currículo – saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró-sustentabilidade.
No intuito de minimizar os impactos ambientais, foram criadas estratégias locais por meio de parcerias com a Associação de moradores do Pontal – Amapo, Instituto Lagoa Viva, Corpo de Bombeiro e Braskem. Em paralelo a isso, a secretaria desenvolve várias práticas sustentáveis nas escolas da rede, além de ações que contribuem com a construção de espaços educadores sustentáveis, como a adesão aos ODM/ODS, incentivo às escolas a aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola Sustentável.
Atualmente, a Mestre Izaldino atende 80 alunos de 1 a 5 anos de idade, dos quais 56 estudam em tempo integral. A expectativa é aplicar a proposta de padrões de sustentabilidade e promoção da saúde para as próximas escolas da rede municipal.
Serviço
O quê: Etapa de arborização da primeira escola sustentável de Maceió
Onde: Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra
Quando: Sexta-feira (03), a partir das 8 horas
Thiago Guimarães/ Estagiário – Ascom Semed

Nenhum comentário: