segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Formatura da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos da Esc. Audival Amélio

foto: Semed



A 1ª turma da Educação de Jovens e Adulto (EJA) da escola Audival Amélio, localizada no bairro São Jorge, realizou a formatura de 12 alunos que conquistaram o certificado de conclusão do ensino fundamental. O evento aconteceu na própria escola e contou com a presença do Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, do coordenador do departamento de Gestão Democrática da Semed, Harry Guerra Clarck e de familiares dos formandos.



O formando Abraão Alexandre dos Santos, falou da importância do evento e definiu o momento como o de superação. "Pra mim a formatura já foi um grande salto. Foram momentos difíceis, onde eu pensei em até desistir, por falta de tempo, mas o apoio dos professores e da coordenação foi fundamental. Eles me deram muito incentivo para continuar”, afirma o estudante que quer prosseguir com os estudos e fazer concurso público. “Quero concorrer a uma vaga no serviço público. Meu objetivo é ter um emprego para garantir a minha família mais conforto”, afirma.



A vice-diretora da escola, Sandra Pimentel Dantas, disse que é gratificante poder compartilhar a felicidade e a conquista das pessoas que tanto se sacrificaram para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. “Apesar do sacrifício e muitas dificuldades, eles conseguiram, e, isso é que é importante. Eles deram um passo significante em suas vidas”, argumentou ela.



Segundo ela, os alunos da EJA passam por seis fases, sendo as três ultimas corresponde ao ensino fundamental, estando o estudante apto a cursar o ensino médio. “São fases fundamentais onde o estudante aprende conhecimentos diversos que vão desde matérias como: matemática, português, história, geografia, além de disciplinas que abordam a educação para o trabalho, que prepara o aluno para a vida profissional", afirma.



O secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, destaca a importância da educação do Programa de Jovens e Adultos para as comunidades mais carentes tendo como fator principal a elevação do nível de escolaridade e a preparação para o trabalho. “O EJA aparece como uma oportunidade impar para aqueles que abandonaram os estudos e por um motivo ou outro decidiram prosseguir, retomar o aprendizado”.



Aulas da rede municipal têm início nesta segunda-feira(13)

Foto: Adriana Cirqueira

A volta às aulas nas unidades de ensino da rede municipal de Maceió que aconteceu nesta segunda-feira (13), foi marcada pela alegria dos professores e expectativa dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a grande maioria das 132 escolas iniciou suas aulas no dia de hoje, porém, algumas outras escolas, que tiveram reformas em suas estruturas físicas durante o ano passado deverão atrasar o início do ano letivo. Neste sentido, a diretoria de gerenciamento escolar da Semed, Elaine Oliveira, garante que o calendário escolar será cumprido obrigatoriamente por toda a rede de ensino.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, disse que as escolas da rede estão preparadas para garantir uma boa recepção aos alunos. “A intenção é ter um espaço acolhedor onde as crianças sintam prazer em estudar e de retornar no dia seguinte”, afirma Beltrão.

O retorno às aulas, normalmente, não é muito fácil para pais e filhos. Os pais travam uma “batalha” para mudar a rotina dos filhos. Porém, a vice-diretora da escola Nosso Lar I, Simone Santana, garante que a escola esta preparada com uma boa proposta para garantir a permanência do aluno na sala de aula. “Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluem professores, pais e funcionários, é o pontapé inicial para iniciarmos um ano letivo produtivo” afirma Simone.

Segundo ela, a escola, localizada no bairro da Ponta Grossa, tem cerca de 1.200 alunos nos três turnos, divididos entre a Educação Infantil até o 5º ano, além dos programas Educação de Jovens e Adultos(EJA), ProJovem Urbano, Mais Educação e Escola Aberta.

Para Clara Beatriz Santos, de 6 anos de idade, que cursa o 1º ano, voltar a estudar depois das férias é motivo de alegria, já que além de rever os coleguinhas ela tem a expectativa de aprender coisas novas com a professora. “Gosto de vir a escola, já que além de aprender eu brinco muito”, diz Clara Beatriz.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Semed abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria municipal de Educação (Semed) está com inscrições abertas, aos interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas diretamente nas 48 escolas que oferecem a modalidade.

No ato da inscrição os alunos devem apresentar um dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento e/ou RG. Podem se inscrever alunos com mais de 15 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental ou que nunca frequentaram a escola

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da rede pública, amparada por lei, e voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. Seu objetivo é oferecer ensino de qualidade para as pessoas que não tiveram oportunidade escolar.

A matrícula para o EJA poderá ocorrer em qualquer época do ano letivo considerando o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, que poderá ocorrer nos três turnos de acordo com a demanda apresentada.

Maiores informações pelo telefone 3315-4571

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Secretário visita escolas no Jacintinho


Foto: Karen Abraham


Com o objetivo de garantir melhores condições de ensino na volta ás aulas, algumas escolas municipais passarão por reformas e melhorias em sua estrutura física. Em função disso, o Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão vem intensificando as visitas às unidades escolares. Só na tarde desta terça-feira (7) ele esteve em três escolas.


Desta vez, as unidades visitadas foram: Rosane Collor, Kátia Assunção e a Marilúcia Macedo, todas localizadas no bairro do Jacintinho. A creche escola Rosane Collor atende uma média de 120 crianças da educação infantil. De acordo com a coordenadora, Paula Feitosa, a comunidade escolar reivindica a recuperação do piso do pátio da escola e a descupinização das paredes. “Nossa principal solicitação é essa que seja encimentado o pátio e removido todo o cupim das paredes”, diz.

Na escola Kátia Assunção a reivindicação é para a construção de uma coberta para o pátio. A unidade que atende cerca de 1.160 alunos em três turnos: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pretende ainda esse ano implantar o programa Mais Educação “pedimos a coberta do pátio por que queremos proporcionar aos nossos alunos um pouco de conforto”, salienta a vice-diretora, Disleyne Teófilo que aproveitou a visita do secretário para solicitar ainda mais carteiras para a escola.

Thomaz Beltrão esteve também na escola Marilúcia Macedo. A unidade funciona com 450 crianças do 1º ao 5º ano. Durante a visita a esta unidade a diretora da escola, pediu melhorias no prédio, “o telhado precisa ser retelhado e a parte elétrica também vem dando problemas”, apontou ela os serviços que devem passar por manutenção e reparos.


A coordenadora de Engenharia da Semed, Cléo Farias que acompanhou o secretário nas visitas salientou que já notificou as principais solicitações das escolas e verificou ainda outras necessidades, “vamos providenciar os pedidos e incrementar outros serviços”. Ela ressalta ainda que várias escolas foram recuperadas e outras receberam melhorias no ano de 2011, a exemplo da escola Kátia Assunção. “No ano passado foi construído nessa escola uma passarela e reformados os banheiros”, afirma.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ProJovem Urbano de Maceió abre 1950 vagas em 14 escolas




Foto: Mauro Fabiani





O ProJovem Urbano de Maceió iniciou nesta semana as matrículas para a meta 2012. São 1950 vagas em 14 escolas da rede municipal de ensino com aulas noturnas de 18h às 22h no período de segunda a sexta-feira durante 18 meses.

Em Maceió, o programa é executado pela Prefeitura por meio da Semed em parceria com o Governo Federal. Os alunos matriculados desenvolvem atividades junto à comunidade e tem a oportunidade de aprender um ofício nos eixos profissionalizantes.

O ProJovem Urbano oferece a formação do ensino fundamental, além de cursos profissionalizantes. Para participar basta ter entre 18 e 29, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O aluno do ProJovem recebe ainda uma bolsa de R$ 100,00 por mês.

Para o coordenador geral do ProJovem Urbano em Maceió, Gino César, o programa destina-se a promover a inclusão social de jovens e sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciá-los oportunidades de desenvolvimento e exercício efetivo da cidadania.

De acordo com a assistente pedagógica do programa em Maceió, Solange Gouveia, os alunos terão uma formação inicial nos Arcos Ocupacionais e Qualificação Profissional nas áreas de Telemática (help desk, operador de micro, promotor de vendas e telemarketing); Administração (almoxarife, office-boy, office-girl, administrativo e almoxarifado); e Turismo e Hospitalidade (cumim e recepcionista).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril ou enquanto tiver vagas nas seguintes escolas municipais: Selma Bandeira, Gerusa Costa, Brandão Lima, Nosso Lar I, Jaime Miranda, Lenilton Alves, Olavo Bilac, Haroldo Costa, Deraldo Campos, Pio X, João Sampaio, Suzel Dantas, Jaime Miranda e Zumbi dos Palmares.

Os interessados poderão obter maiores informações pelo telefone 3315-4555.


Gestores da Semed visitam a escola Ranilson França



Foto: Karen Abraham




A escola Ranilson França, no bairro da Levada recebeu a visita do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão e dos gestores da Semed. A visita teve como objetivo vistoriar as instalações do prédio antes ocupado pela Secretaria Municipal de Assistência social (Semas). A ideia é recuperar as instalações e abrir mais vagas para a comunidade.


O local que será recuperado possui quatro salas de aulas, um pátio, e um refeitório. A diretora da escola, Nadja Vilela Palmeira, disse que o espaço precisa passar por reparos e manutenção em suas instalações. “Precisamos recuperar as salas, repor telhas e refazer a parte elétrica e hidráulica. Recuperado o espaço poderá atender uma média de 160 crianças da educação infantil”, salienta.


A Coordenadora de Engenharia da Semed, Cléo Farias acompanhada da Chefe de Gabinete, Josefa da conceição, e da Diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira, fez uma breve avaliação das condições do prédio e adiantou que vai fazer o levantamento das principais necessidades da unidade. “Colocaremos na planilha os serviços que deverão ser feitos em caráter de urgência. Nossa perspectiva é que as obras sejam iniciadas em breve”, afirma Cléo.




O secretário, Thomaz Beltrão informou que o investimento será de R$ 30,00 mil reais e ressaltou que após as reformas o prédio atenderá mais alunos da rede municipal. “Com a reforma das quatro salas a escola vai oferecer mais vagas para a comunidade. Isso significa mais criança na escola”, destaca.


Após a inspeção, as gestoras se reuniram para estabelecer outras medidas visando o funcionamento da unidade como a aquisição do mobiliário e corpo docente.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Semed realiza posse festiva de diretores e vice-diretores



Foto: Adriana Cirqueira

Diretora da creche escola Maria Ivone,
Zaira Nascimento de Oliveira


A noite foi de festa para os diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal. Eles comemoraram na última sexta-feira (3) no Iate Clube Pajuçara a posse, numa cerimônia festiva bastante concorrida, que reuniu o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, o secretário municipal de Infraestrutura, Mozart Amaral que representou o prefeito, a coordenadora geral do Pnud, Liliane Marchioratto, gestores da Semed e outras autoridades. Na oportunidade o Secretário Thomaz Beltrão, apresentou a revista “Maceió: Cidade Educar”, que confirma as ações da Semed por uma educação pública de qualidade.


Os diretores e vice-diretores vencedores do processo eleitoral receberam durante o evento o diploma que, simbolicamente, representou a conquista do pleito. A par da responsabilidade, a vice-diretora, Roseleide Gonçalvez Lima, da escola Marizete Correia, que assume pela primeira vez o cargo, afirmou que a gestão escolar para ela será um desafio, “pretendo junto com a minha companheira fazer o melhor em benefício dos alunos”, frisou. Maria Catarina Medeiros de Cerqueira, diretora pela segunda vez, revelou que sua pretensão é trabalhar para melhorar o Ideb e erradicar o analfabetismo.


Bastante emocionada, a diretora Zaira Nascimento de Oliveira, da creche escola Maria Ivone, disse que essa já é sua quarta gestão e atribui a credibilidade ao trabalho realizado junto com a comunidade. A vice, Ana Maria Pereira Liberato de Melo, enfatizou que a festa representa a união da Semed com os diretores e que é importante comemorar sim. “Estamos celebrando a união”, destaca.


O secretário Thomaz Beltrão avaliou o momento como uma conquista da gestão democrática. “A presença de vocês aqui hoje, representa a vontade da comunidade escolar, do processo democrático, da escolha feita pelo voto direto e representativo. O momento é de festa e de alegria. Essa é uma oportunidade ímpar de reunir tanta gente comprometida com a educação” comentou Thomaz agradecendo o apoio de parceiros e dos profissionais da educação, “Sem vocês definitivamente não evoluiríamos de forma que evoluímos”, ressaltou ele.


O coordenador da Gestão Democrática, Harry Guerra Clarck, caracterizou a festa como, “uma confraternização”. Guerra enalteceu ainda que a eleição representou a retomada do diálogo para que se efetive na Escola o processo de Gestão Democrática realizada com o envolvimento de todos. Já Elaine Oliveira, diretora de gerenciamento escolar resumiu o evento como sendo, “a educação celebrando a democracia”. Para ela apesar de os profissionais da educação realizarem diversas tarefas em prol do ensino eles se esquecem de celebrar as vitórias e suas conquistas e define o momento como ”muito especial”.