Fotos: Mauro Fabiani
O Núcleo Gestor do Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em Alagoas, realizou na tarde desta segunda-feira (19), uma reunião para discute a municipalização do programa em nosso Estado. Seu objetivo é incorporar no projeto plurianual das prefeituras e no planejamento estratégico das secretarias, ações para tornar efetivo as 8 iniciativas para construir um mundo melhor.
Uma tarefa que requer o engajamento coletivo do Estado e municípios, com estipulação de metas para o cumprimento do projeto. É necessário também a participação de representantes da sociedade civil, do poder público, das universidades, para garantir a presença de todos os grupos na efetivação do programa.
"É importante a participação das secretárias municipais nas ações que contribuam para municipalização dos ODM e que a população participe também, sendo assim, uma gestão compartilhada", enfatiza Virginia Muller, integrante de núcleo gestor do ODM em Alagoas.
O ODM foi um pacto firmado entre 189 nações, inclusive o Brasil, em 2000, para tornar o mundo mais solitário e justo até 2015, o cumprimento e sucesso desse projeto humanitário será possivel por meio de oito iniciativas. São elas Erradicar a extrema pobreza e a fome; Educação Básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Redução da Mortalidade Infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combate a Aids, Malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma parceria para o desenvolvimento.
A final do processo, as melhores iniciativas para desenvolver a qualidade de vida de sua cidade, serão premiadas pelo Prêmio ODM Brasil, que é uma ação do Governo Federal, as boas práticas das prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que colaboram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário