terça-feira, 6 de outubro de 2009

Semana da criança e da família

Fotos: Mauro Fabiani

A direção da escola municipal Manoel Pedro, decidiu elaborar uma programação diferenciada para lembrar a passagem do Dia da Criança. Até a próxima quinta-feira (8), a unidade de ensino realiza a Semana da Família. Palestras educativas, orientação e oficinas de reciclagem são atividades desenvolvidas durante toda a semana nas dependências da escola. Nesta terça-feira (6), nos dois horários, será feita a palestra com o tema “Indisciplina e o ato infracional: procedimentos e encaminhamentos”, proferida por membros do Conselho Tutelar.


Para esta quarta-feira (7), está programada a apresentação por parte da equipe pedagógica, de trabalhos realizados na escola e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ministrará a palestra “Violência e abuso sexual”, também para os dois turnos. No encerramento da programação, na quinta-feira, haverá atividades esportivas com os pais, a partir das 14h. As atividades visam envolver não apenas os estudantes, mas toda a família.


A diretora da escola, Ana Amélia Vilela, explica que a Semana da Família surgiu diante da constatação das mudanças registradas atualmente nas famílias brasileiras. Com isso, a instituição decidiu substituir as programações pontuais, como o Dia dos Pais e das Mães, por exemplo, concentrando tudo em uma única semana. “Optamos em desenvolver palestras de orientação porque atendemos a muitos jovens e adolescentes de comunidades carentes, como Santos Dumont, Dênisson Menezes, Eustáquio Gomes e Gama Lins, entre outros, onde acontecem casos como consumo de drogas, e gravidez precoce e constatamos a necessidade de mantermos a mente dessa juventude ocupada, o que nos fez constatar a redução no registro desses casos”, explica Ana Amélia.

Segundo ela, nesse ano apenas um caso de gravidez na adolescência foi registrado na escola e mais recentemente, um garoto foi descoberto portando drogas na escola. Os dois casos estão sendo acompanhados e foram encaminhados para o Conselho Tutelar. “Nossa ação mais direta é com a família”, acrescenta Ana Amélia. Para isso, instituiu a Escola Aberta e as atividades esportivas para integrar alunos e os pais.

Nenhum comentário: