sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sessão pública discute a Conferência Estadual de Educação

Fotos: Mauro Fabiani

A Conferência Estadual de Educação, que ocorre no próximo mês de novembro foi tema de discussão durante sessão pública realizada pela Assembleia Legislativa (ALE) nesta sexta-feira (23). Representantes de diversos setores da secretaria municipal de Educação (Semed) estiveram presentes à reunião. O secretário-adjunto da Semed, Thomaz Beltrão, disse que a contribuição da secretaria já foi sistematizada através da realização das pré-conferências municipais de educação.


De acordo com Beltrão, os temas pertinentes à melhoria da qualidade da educação pública foram debatidos e atualmente a Semed está numa outra etapa. “Atualmente, nossa preocupação é a capacitação dos gestores para a correta prestação de contas dos recursos recebidos pelas escolas”, afirmou o secretário-adjunto. A prestação de contas é um dos itens a serem discutidos pela Conferência Nacional, pois representa um dos eixos para a elaboração do documento.


O secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, explicou que a Conferência Nacional atende a um processo de mudanças com vistas a construção de um plano nacional, sem que haja uma imposição do poder público. “É um documento importante porque estamos tratando de um plano decenal, ou seja, estamos discutindo a qualidade e o modelo da educação pública que vai além dos governos”, considerou Teófilo.

deputado Judson Cabral (PT), vice-presidente da comissão de Educação da ALE

O deputado Alberto Sextafeira (PSB), presidente da Comissão de Educação da ALE, disse que por ser um tema de grande importância, o parlamento não poderia se furtar em dar a sua contribuição. O deputado Judson Cabral (PT), vice-presidente da comissão, destacou alguns dos eixos componentes da Conferência Nacional. Para ele, a formação e a qualificação dos professores, bem como o financiamento público, são pontos de grande importância para melhorar a qualidade da educação pública do País.


A sessão pública contou com a participação de diversos setores da sociedade, a exemplo de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Associação de Pais de Alunos de Escolas Públicas, a reitora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professora Laudirege Fernandes Lima, entre outros. O tema conseguiu lotar o plenário da Assembléia Legislativa.

Um comentário:

Antonia Zilma disse...

Edna, que Deus te dê sabedoria, amiga.Não é fácil, constituir um modelo qualitativo de/para educação, mas com amor e garra se conquista.Sucesso!Beijo grande, querida!
Antonia Zilma