quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prefeitura e TJ firmam convênio para Cidadania e Justiça na Escola

Foto: Mauro Fabiani
O prefeito Cícero Almeida e a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho, assinaram, nesta quinta-feira (1º), o convênio que vai levar o programa Cidadania e Justiça na Escola para as unidades da rede municipal de ensino.

O programa irá trabalhar nas escolas questões dos direitos e deveres dos cidadãos, especialmente entre os alunos de escolas localizadas em áreas de maior risco social. A ação é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Cícero Almeida disse que um dos objetivos da sua administração era gerar satisfação à sociedade, e que isso incluía também levar a Justiça aos que mais precisam. “Esse convênio reforça a relação de amizade e parceria que a Prefeitura de Maceió tem com o Tribunal de Justiça de Alagoas”, disse Almeida.

Já o secretário de Educação do município, Ricardo Valença, avaliou a implantação do programa do Judiciário nas escolas como mais uma etapa de valorização da cultura de paz na capital. “É um êxito para a sociedade de Maceió”, destaca.

“Temos que trabalhar agora o futuro dessas crianças, os seus direitos enquanto cidadãs”, analisa a secretária de Assistência Social do município, Sandra Arcanjo, que também participou da assinatura do convênio.

A presidente do TJ de Alagoas, desembargadora Elisabeth Carvalho, disse que é bom saber que o Judiciário não está só na realização dos seus projetos. “Ações como essa ajudam a mostrar para a sociedade que a Justiça não é só 'prende e solta', como as pessoas costumam pensar”, observou a desembargadora.

Após oficializado o convênio, o Departamento de Projetos Especiais da Semed irá eleger as unidades de ensino que funcionarão como sedes piloto do programa. “Essa escolha deverá levar em conta as escolas localizadas em áreas de risco ou bairros com alto índice de violência e consumo de drogas”, explica a juíza coordenadora de projetos especiais da Esmal, Fátima Pirauá.

Até setembro deste ano, o programa Cidadania e Justiça na Escola atendeu, com palestras e eventos educativos, 750 jovens de escolas públicas e particulares da capital. Em todo o Estado, foram oito municípios visitados pelas caravanas do programa, 25 instituições atendidas, entre escolas públicas, particulares, associações e universidades, totalizando um público de 3.440 pessoas.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: