quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semana da Criança nas Escolas Municipais

Escola Municipal Padre Brandão Lima


Fotos: Mauro Fabiani

Os alunos da escola municipal Padre Brandão Lima, no bairro do Bom Parto, estão comemorando a Semana da Criança com exposições de poesias e de pinturas tendo como tema principal os elementos da natureza. Até a próxima sexta-feira (9), os estudantes também realizam jogos internos, participam de oficinas e apresentam, para os públicos interno e externo, uma mini-feira de Ciências.

Focada nos elementos água, fogo, terra e ar, os alunos se dividem em pequenos grupos para mostrar aos visitantes o que aprenderam sobre o assunto. Elaine da Silva Pereira, de 8 anos, estudante do 2º ano matutino, fez a apresentação nesta quarta-feira (7) sobre a descoberta e a importância do fogo para a humanidade, enquanto Layanna Sthefanne de Sousa Andrade, de 7 anos, também do 2º ano, explicou como a má utilização pode provocar sérios danos ao homem. “As queimadas precisam ser feitas de forma controlada”, alertou a pequena estudante.


A diretora-geral da escola, Virginia Ferreira da Silva, disse que procura estimular, juntamente com os professores, a participação de todos os alunos em todas as atividades, para promover a integração. Durante toda a semana, as crianças da escola Brandão Lima também participam dos jogos internos. “O encerramento ocorre amanhã (8), a partir das 8h, no Ginásio Tenente Madalena”, avisa a diretora.





Creche Municipal Suzana Palmeira

A direção da creche escola Suzana Palmeira, no bairro do São Sebastião, não deixou os pequenos alunos sem festejos da Semana da Criança. Desde segunda-feira (5) até hoje (9), os alunos participaram de visita às instalações do Corpo de Bombeiros (CBM), recreação na própria escola, com cama elástica, piscina de bolas, palhaços e distribuição de bolos e picolés e sorteio de brinquedos pa

ra as crianças.


Como forma de garantir interatividade com a rede municipal de ensino, a diretora da creche escola, Maria do Amparo, providenciou a apresentação do ballet do Caic Francisco Mello. “Também realizamos muitas brincadeiras com os pequenos”, destacou a coordenadora pedagógica da instituição, Maria Aparecida Bispo. A creche escola Suzana Palmeira atende a 98 crianças, entre dois e quatro anos de idade e funciona em horário integral.


Caic José Maria de Melo


A Escola Municipal de Educação Infantil José Maria de Melo que funciona no Caic do Conjunto Benedito Bentes II, celebrou a semana da criança nesta quinta (8) e sexta-feira (9), com distribuição de bolos, doces, refrigerantes e brinquedos e a culminância do projeto "Cantigas de Roda".



O Projeto “Cantigas de Roda” resultou em duas peças teatrais, uma apresentada pelas próprias crianças que escolheram “A Linda Rosa Juvenil” e outra pelos professores, que também se fantasiaram de animais para dançar e cantar em “Os Saltimbancos”. Tudo para animar a festa e como forma de estímulo e interação.



De acordo com a diretora da escola Juraci da Silva Lima, “as lembrancinhas das crianças foram adquiridas por meio de um mutirão da direção e os nossos professores”, disse Juraci.


Espetáculo Saci Pererê


Alunos da rede municipal puderam prestigiar nesta terça-feira (06), no teatro do Marista, a apresentação teatral, "O Meu Saci Pererê - O Protetor da Floresta". O espetáculo realizado pelo grupo de Teatro Cena Livre, contou a história do surgimento da lenda do Saci.


De maneira alegria e interativa a apresentação encantou os alunos com as músicas e o teatro de bonecos. De acordo, com Elida Araujo, diretora da Escola Benedita da Silva, localizada no Benedito Bentes, muitos alunos nunca sairam das imediações do bairro onde moram, sendo de grande importancia a iniciativa, "para que as crianças tenham acesso a cultura", diz Elida.

O espetáculo
O Meu Saci Pererê, durante 50 minutos, de autoria de Ana Sofia e direção de Mauro Braga. Sendo esse um projeto comemorativo aos 30 anos do Grupo Cena Livre.


Escola Municipal Antônio Assunção


Iniciando a Semana da Criança, a Escola Municipal Antônio Assunção, realizou um desfile pelo Conjunto José Tenório, nesta segunda-feira (05). Na temática deste ano, “Trabalhando para garantir os direitos das crianças”.

As crianças da escola desfilaram com faixas, que representavam todos os direitos da criança, entre eles, educação gratuita, alimentação, assistência médica, moradia e lazer infantil; igualdade sem distinção de raça, religião ou nacionalidade; proteção contra exploração infantil e abandono; direitos iguais perante a lei.

A semana seguiu com a realização de passeios, atividades recreativas, festa dançante com DJ e no encerramento, sexta-feira, foi realizado uma apresentação teatral pelos professores, abordando os direitos das crianças e a preservação do meio ambiente.


Nenhum comentário: