segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Campanha de Desarmamento Infantil é lançada em Maceió

Fotos: Mauro Fabiani
Ao som do batuque do grupo Bate Lata Roda Viva, foi lançada nesta segunda-feira (28) a segunda edição da Campanha do Desarmamento Infantil, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Editora Abril. O lançamento da campanha foi realizado no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, que ficou lotado de crianças das escolas da rede municipal de ensino.

A campanha incentiva a troca de armas de brinquedo por revistas infantis, como a Recreio. Na solenidade, o prefeito Cícero Almeida disse que não havia lugar melhor para o lançamento da campanha do que o Jacintinho, já que o bairro concentra alguns dos maiores índices de violência da capital.

O prefeito aproveitou a concentração de crianças no local para pedir que entreguem as armas de brinquedo. E para selar o início da campanha, ele recebeu uma espada de plástico de um aluno da Escola Lamenha Lins.

“Entreguem as armas de brinquedo para ter mais amor e paz de espírito no coração. Que a paz saia de vocês [as crianças] para as gerações futuras”, disse Cícero Almeida.

Já o secretário de Comunicação do município, Marcelo Firmino, disse que o principal objetivo da campanha é defender uma cultura de paz na capital. “A Prefeitura quer chamar a atenção de todos para estabelecer uma cultura de paz em Maceió, além de incentivar a leitura”, afirma. “É importante para que as crianças gostem de ler cada vez mais, para se tornarem cidadãos melhores no futuro”, completa o secretário.

Ricardo Valença, secretário municipal de Educação

Além do secretário de Comunicação e do prefeito Cícero Almeida, participaram do evento os secretários de Educação, Ricardo Valença, de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto, e o superintendente de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Ivã Vilela.

As professoras Maria Lúcia e Mirian Oliveira
cantaram e contaram histórias


Durante a edição de 2007, foram coletadas quatro mil armas de brinquedo e participaram da campanha 122 escolas, totalizando mais de 80 mil alunos. Outros municípios também aderiram ao evento, como Marechal Deodoro e Paripueira.

As armas de brinquedo poderão ser trocadas pelas revistas nas escolas do município, bancas de revistas da orla e escolas particulares que vierem a confirmar a participação na campanha. Em 2007, o destaque ficou para a Escola Municipal Natalina Costa, que recebeu a premiação de um ano de 15 títulos da Editora Abril, por ter efetuado o maior número de trocas durante a campanha.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: