sábado, 12 de setembro de 2009

Maceió vai realizar a 4ª Conferência Municipal de Educação


Foto: Mauro Fabiani
A participação da sociedade durante as pré-conferências municipais de educação foi positiva e ficou dentro das expectativas da organização. É o que afirma Edna Lopes, coordenadora da comissão organizadora da Conferência Municipal de Educação, que acontece na próxima semana, entre os dias 14 e 16. De acordo com Edna, a média de participação do público foi de 60%, incluindo nesse universo professores, estudantes da rede municipal de ensino, Universidade Federal de Alagoas e trabalhadores da educação.


Ela explica que foram realizadas seis pré-conferências de educação básica e outras quatro livres, com trabalhadores, professores e educadores. Todas as discussões servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Educação, cujas linhas serão definidas durante a Conferência Municipal. “E o Plano Municipal de Educação é de grande importância porque está se planejando a educação pública de Maceió para os próximos dez anos, ultrapassa gestores e dará noção à população das verbas destinadas ao longo desse período”, explica Edna Lopes.


O documento que sair da Conferência Municipal será transformado em projeto de lei, para ser apreciado pelos vereadores da capital. A Câmara Municipal de Maceió também deverá realizar audiências públicas para aprofundar ainda mais as discussões. “E tudo é importante porque o Plano é formado por metas. Não definimos recursos”, alerta Edna. Os números que norteiam as definições dessas metas são os dados oficiais, como levantamento de censo escolar e funcional, entre outros. Segundo ela, Maceió deverá ser uma das primeiras capitais do Nordeste a ter um documento desse tipo.


A abertura da Conferência Municipal de Educação está marcada para a próxima segunda-feira (14), a partir das 9h30, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. O secretário municipal de Educação, Ricardo Valença e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), devem participar do evento, que se prolonga até a quarta-feira, dia 16.

Nenhum comentário: