terça-feira, 8 de setembro de 2009

Visita a instalações do telecentro

Fotos: Mauro Fabiani
Uma semana após confirmar a implantação de um telecentro no Jacintinho, em parceria com o Instituto Federal de Ensino Tecnológico de Alagoas (Ifal), o secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença, visitou as futuras instalações. Acompanhado do reitor do Ifal, professor Ronald Gonçalves, do secretário Municipal de Infraestrutura, Mozart Amaral e da representante da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Sandra Lôbo eles definiram como viabilizar o projeto.
Os recursos para a construção virão do Ministério da Educação, por meio do Ifal. Entretanto todo o trabalho de assessoria, doação do terreno e consequente administração serão responsabilidade do município. A área onde o telecentro será construído fica ao lado do Ginásio Radialista Arivaldo Maia. No mesmo local será construído um salão para reuniões.
Pela proposta 50 computadores serão instalados. Os cursos de informática serão ministrados por alunos em formação do Ifal, com o acompanhamento de professores da instituição. O conteúdo visa formar jovens da comunidade nas linguagens básicas de informática, para que possam ter acesso ao mercado de trabalho.
O telecentro do Jacintinho levará inclusão digital para uma das regiões mais populosas da capital. Os atendidos pelo projeto são jovens do Vale do Reginaldo, Grota do Moreira e Grota do Cigano. Em todas estas áreas o desemprego e consumo de entorpecentes tem provocado evasão escolar.
A manutenção do telecentro será feita em parceria com o Ifal. As máquinas serão atualizadas a cada três anos para que não fiquem obsoletas em relação ao avanço tecnológico. O ensino de informática ajudará na formação complementar dos estudantes do curso de informática do Ifal.

A escolha do MEC para que o instituto articule o projeto e sua execução s e deve a formação reconhecida dos professores e alunos da instituição. O aluno matriculado não terá que desembolsar nenhum recurso.
Depois de conhecer o local onde será erguido o telecentro, os parceiros do projeto fizeram uma visita a comunidade da Grota do Moreira. Lá, viram de perto a realidade de miséria, associada a falta de esgotamento sanitário na qual vivem milhares de pessoas. Alguns moradores que se aproximaram gostaram de saber que, ainda este ano, poderão ter acesso ao ensino de informática.

Nenhum comentário: