sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Semed realiza curso de Tecnologias em Educação

Fotos: Mauro Fabiani

Ana Lúcia Vasconcellos,

especialista em Tecnologias na Educação


O Núcleo de Tecnologia, da Semed, está dando suporte ao Curso de Especialização de Tecnologias em Educação oferecido na modalidade à distância, pela Coordenação Central de Educação a Distância – CCEAD, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o seu Departamento de Educação, junto à Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC.


O Curso visa a preparar professores, que estão em exercício pleno de suas funções em escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental e Médio, para atuarem como formadores em Tecnologias aplicadas à Educação. Nesta oferta, 45 professores da rede municipal estão inscritos no curso.


O curso pretende ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis, formando professores para a utilização destes meios. Além disso, também tem como objetivo promover a formação continuada dos docentes no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio das redes públicas, para melhoria progressiva da qualidade da Educação Básica.


A Professora Ana Lúcia Vasconcellos da Semed, especialista em Tecnologias na Educação pela PUC-Rio, está atendendo os professores cursistas da rede municipal, oferecendo uma formação presencial com carga horária de 20 h, realizada nos dias 08, 21 e 22 de setembro, no laboratório de informática do setor.


Os momentos presenciais têm como finalidade principal propiciar o contato direto entre os participantes e destina-se à apresentação do curso, à orientação individual ou em grupo e à capacitação no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo, onde o curso é disponibilizado para acesso.


Nestes momentos, os cursistas são orientados quanto ao envio de atividades à biblioteca do curso, participações e contribuições em fóruns, postagens no diário de bordo, acesso e incentivo às leituras e pesquisas relativas ao conteúdo dos módulos, conversão de arquivos, atualização de cadastro, contatos com o suporte técnico do curso.

Nenhum comentário: