terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ifal e Semed discutem parceria para telecentro no Jacintinho

Fotos: Mauro Fabiani

Uma parceria entre o município e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) vai viabilizar a construção de um telecentro, ao lado do Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. Três secretariais municipais estão empenhadas na realização do projeto que atenderá os jovens da comunidade.


O Ministério da Educação é o articulador da política nacional de inclusão digital por meio do instituto. O projeto já teve sua fase piloto executada pelos professores do Ifal. A próxima etapa é sua evolução para ampliar o alcance social.


O local será administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que manterá ligação com as escolas da rede. Ela também assumirá a capacitação dos professores do Ifal que irão ser habilitados para ensinar alunos portadores de doenças auditivas. O instituto é quem desenvolverá as atividades de ensino por conta da formação em tecnologia e da necessidade de colocar seus alunos para estagiar.


O secretário Ricardo Valença destacou que com a implantação de 50 computadores será possível atender a uma demanda de jovens que precisam complementar sua formação. “O telencentro representa a inclusão social dos jovens do Vale do Reginaldo, Jacintinho e adjacências, se capacitar e ter oportunidade no mercado de trabalho”, explicou Ricardo.


A construção da sala será assumida pela Secretaria de Infraestrutura. O secretário Mosart Amaral, acompanhou os detalhes da apresentação do projeto ocorrido no Ifal. Ele lembrou que o terreno indicado para a obra já é de domínio do município, o que pode acelerar a obra. A parte legal do processo será avaliada pela Secretaria Municipal de Controle Urbano (SMCCU).


Esta é a primeira vez que o Ifal por meio de um projeto de formação conta com a participação do município. A disposição do reitor Roland Gonçalves é de que a parceria entre o instituto e o município possa se ampliar.

Nenhum comentário: