quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Semed convoca inscritos na Plataforma Freire a se inscreverem na Copeve

A diretora Geral de Ensino, Maria Clara Soares destaca a formação dos docentes
Foto Marcos Rodrigues


Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Aberta do Brasil -UAB. Em um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Maceió, através da Secretaria Municipal de Educação – Semed com o MEC, e a Universidade Federal de Alagoas –Ufal. Os professores do município que já se inscreveram, por meio da internet, acessando a Plataforma Freire também precisam fazer nova inscrição para o vestibular.


São ofertadas 230 vagas para cursos de licenciatura em matemática, física e pedagogia e o de bacharelado em sistema de informação, pela modalidade à distância. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.copeve.ufal.br até o dia 31 de janeiro e a prova será aplicada no dia 21 de fevereiro, com divulgação do resultado no dia 3 de março. O valor da inscrição é 50 reais.

De acordo com Maria Clara Soares Lopes, diretora geral de ensino, esta é uma oportunidade de muitos professores conquistarem seu diploma de nível superior de forma prática. “O curso é gratuito e praticamente todas as atividades ocorrem no ambiente virtual. Os encontros presenciais são mensais e isso é muito importante na vida corrida destes profissionais, além de estar vinculado à Ufal, o que confere maior reconhecimento à formação”, salientou a diretora.

As vagas estão distribuídas em duas demandas: nos cursos de licenciatura serão 50 vagas para professores da rede pública municipal inscritos no programa de formação continuada Plataforma Paulo Freire e 10 vagas para a demanda social, e no curso de bacharelado, são 50 vagas para a demanda social. Os inscritos na plataforma estarão isentos da taxa de inscrição e, ao realizarem a inscrição no vestibular UAB-2010, estão isentos da taxa.

Os professores da rede municipal que não estão inscritos na Plataforma Paulo Freire participarão da seleção concorrendo as 10 vagas destinadas a demanda social e, portanto, pagam a inscrição. O edital está disponibilizado no site da Copeve, onde constam também informações sobre o vestibular UAB/2010 para outros pólos.

A Plataforma Freire é uma ferramenta criada pelo Governo Federal, para dar a oportunidade aos professsores de se capacitarem. Este ano ela irá ampliar o atendimento aqueles que precisam complementar sua formação. Por isso mobilizou os professores da Rede Municipal. Foram eles próprios que se inscreveram, por meio da internet, para garantir a formação. Porém o registro no site não garante a vaga na Universidade Aberta. Segundo o próprio MEC há a necessidade de se inscrever para a seleção. O prazo se encerra no final deste mês e também pode ser feito pela internet, só que desta vez no site da própria Copeve.

Nenhum comentário: