quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Semed apresenta plano de matrículas unificadas

Foto: Adriana Cirqueira

Numa ampla reunião com a presença de diretores de todas as escolas da rede municipal, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentaram como será feito o sistema de matrícula de 2010. A novidade deste ano é que juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, ocorrerá uma redistribuição de alunos para atender a demanda.


Segundo o secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, as discussões com os técnicos da rede estadual foram importantes porque deixarão o município com responsabilidade da Educação Infantil e o Ensino Fundamental (séries iniciais) enquanto o Estado também assumirá parte do Ensino Fundamental (séries finais).


"As discussões com os técnicos do governo ajudaram a definir estratégias a serem postas em práticas. Mas o importante é que se saiba que estamos fazendo um debate interno que encaminhe a melhor aplicação do foi discutido. A meta é viabilizar a unificação porque temos que implantar este ano o ensino de nove anos e o Estado pode ser nosso parceiro para ceder parte de seus prédios ociosos", explicou Thomaz.


Ele lembrou que a união de interesses entre o Município e o Estado atende as indicações do Ministério da Educação que está construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação.


A diretora de Gerenciamento Escolar, professora Elaine Oliveira, lembrou que o primeiro momento da matrícula é garantir a renovação dos 66 mil alunos que já integram a rede. "Para todos estes as vagas estão garantidas. Em relação às vagas novas todos esforços estão sendo feitos para que possamos atender ainda mais alunos", adiantou Elaine.


A perspectiva para o reinício das aulas na rede municipal é para o mês de março. A data é uma forma de garantir que as unidades que estão com calendário especial - fora do prazo regular - possam se adequar. A dilatação do prazo também será estratégica para que as unidades possam se preparar com a chegada de equipamentos que atendam a nova realidade.


A Semed já iniciou o processo de licitação para aquisição de eletrodomésticos (rede branca), assim como para a compra de 6 mil carteiras para o ensino fundamental e 1 mil conjuntos para educação infantil. Nesse período também serão convocados mais professores e técnicos administrativos que viabilizem o funcionamento das unidades. A expectativa é que tudo esteja à disposição da Semed até o final do mês de fevereiro.


Durante a reunião com os diretores o secretário Thomaz Beltrão confirmou que segue, ainda este mês, para Brasília a fim de apresentar 18 projetos de reestruturação e ampliação de escolas.


Repercussão

Portal de Maceió


Alagoas 24 horas


cada minuto

Alagoas em tempo real


Maceió agora


aqui acontece


Nenhum comentário: