quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Matrículas Unificadas - Coletiva

Tranquilizar os pais e garantir a matrícula dos alunos nas redes municipal e estadual. Foi o compromisso assumido na coletiva, realizada na manhã de ontem, que reuniu os secretários Municipal e Estadual de Educação, Thomaz Beltrão e Rogério Teófilo, no auditório Paulo Freire na Cambona. Ao lado de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Estadual de Educação (SEE) eles avaliaram como positiva o processo de reordenamento educacional que garantirá aumento do número de vagas nas escolas públicas.


"Depois do processo de unificação da saúde, assistência social e da segurança pública agora é a vez da educação. E isso está começando acontecer com o processo de regime de colaboração entre o Estado e o Município", explicou o secretário Thomaz Beltrão reforçando a diretriz apontada pelo Governo Federal.

Thomaz destacou ainda que os técnicos da Semed e da SEE, após a conclusão da semana de matrícula prevista para sexta-feira (29), irão realizar um amplo levantamento. Isso será feito durante o mês de fevereiro e levará em conta as condições de cada escola. "Isso é que vai determinar como acontecerá a relocação previamente estudada pelas duas equipes. O esforço é para ampliar o número de vagas e garantir o pleno funcionamento da rede", destacou Beltrão.

Para o secretário Rogério Teófilo é importante que a sociedade reconheça o esforço para a garantia do ensino, bem como o alcance e a permanência de atendimento pelos programas sociais. Por esta razão a articulação que envolveu o estudo técnico do quadro da educação contou com o acompanhamento do Ministério Público.

"Estamos trabalhando com o Ministério Público para o melhor andamento da parceria e facilitar a fiscalização. Iremos construir escolas nos conjuntos habitacionais para garantir a alocação dos alunos em suas comunidades. Mas isso ainda depende da obtenção de recursos e de licitações", Teófilo.

Sobre a preocupação dos pais e estudantes, com o transporte para unidades fora de seus bairros , os dois secretários confirmaram a criação de um sistema integrado. Como as duas estruturas já mantém o deslocamento com veículos locados, o trabalho será ampliado para atender a atual demanda. No caso do município, um empréstimo de R$ 5,2 milhões que está em análise no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) completará o atendimento. Ao todo serão adquiridos 31 ônibus escolares que substituirão os veículos em uso.


Para o mês de fevereiro a Semed também irá convocar professores, merendeiras, auxiliares de sala e servidores administrativos. Eles integram o cadastro de reserva técnica do último concurso e preencherão a carência- atualmente sanada com professores horistas-, além de substituir os servidores que se afastarão por força da aposentadoria. Há ainda a expectativa para a realização de um concurso para auxiliares de serviços gerais e motoristas, ambos sem data prevista.














Nenhum comentário: