terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Semed expõe reordenamento a secretários de governo

Fotos Marcos Rodrigues


O reordenameno da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ano de 2010 foi apresentado numa ampla reunião para os secretários municipais de planejamento Marzo Duarte, de Finanças, Marcilene Costa e Especial de Governo, Téo Fortes e Pedro Alves. Em pauta, os esforços para a implantação do ensino de nove anos e a unificação da matrícula em regime de colaboração com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).




"Chegamos a um ponto de estrangulamento do sistema e a resposta para o problema foi nos aliarmos ao Estado e fazermos uma parceria. Somente assim, será possível para as duas estruturas garantir acesso as duas redes", explicou o secretário Municipal de Educação Thomaz Beltrão durante a reunião realizada na Prefeitura Municipal.



Além da união entre Semed e SEE, os técnicos do município apresentaram as medidas administrativas que foram encaminhadas para sanar as debilidades da pasta. Para este ano, estão previstas a nomeação de 500 novos servidores. Eles serão distribuídos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e para salas de recursos especiais aptas a atender alunos com portadores de deficiência. A novidade é a elaboração de um concurso público para a contratação de 600 pessoas para atuar como serviços gerais.



Ainda de acordo com o planejamento da Semed, estima-se que serão matriculadas cinco mil novas crianças entre 0 e 6 anos. Para atender esta demanda, seguem em andamento as licitações para aquisição de carteiras escolares, reforma de escolas e construção de 11 novas unidades. Esta estapa de investimentos também contemplará a construção de laboratórios de informática e o acesso para pessoas com necessidades especiais.

Para atender a demanda do Ministério Público Estadual, a Semed se prepara para matricular em sua rede dois mil estudantes portadores de deficiência. Esse número foi apresentado pelo promotor Flávio Gomes durante encontro com o prefeito Cícero Almeida, mas já havia sido discutido com os técnicos do município.

Durante a exposição da chefe de gabinete, professora Josefa da Conceição, foi demonstrada a necessidade do município em garantir a matrícula de crianças de 4 e 5 anos. Ela também apresentou como está a estrutura da rede na atualidade. Segundo os levantamentos, a Semed administra 129 prédios, dos quais 94 estão destinados ao Ensino Fundamental e 35 para a Educação Infantil. Deste total 82 unidades são próprias, 34 estão alugadas e outras 32 estão cedidas ao município ou são utilizadas em regime de consignação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito se fala em convocação dos concursados e a carência cada dia maior. No caso de professores para Salas de Recrsos( Educação Especial), até agora não chamaram nem as ofertadas, que constam no Edital,e sabemos que a carência é maio do que as 16 vagas. Uma para portadores de deficia e 15 para não portadores. Falar é fácil, fazer é que são elas!!!