quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Semed: Projovem vai iniciar arcos profissionais

Foto: Adriana Cirqueira


Definir uma formação profissional. É essa a última etapa do Projovem Urbano em Maceió. Administração, telemática, construção e reparos I e serviços pessoais; estes são os arcos ocupacionais do programa que serão iniciados na próxima segunda-feira, 04, para 3 mil jovens matriculados em 19 escolas da capital. A fase profissionalizante do programa começa após a conclusão do ensino fundamental e prepara o aluno para sua integração ao mercado de trabalho. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo Solange Pereira de Gouveia, coordenadora pedagógica, a iniciação profissional oferecida pelo programa, funciona como um despertar para a profissão escolhida e corresponde a demanda da comunidade em que os alunos residem. “As assistentes sociais do programa fizeram um levantamento das carências de profissionais no entorno das escolas onde o programa funciona e, a partir daí, escolhemos os arcos ocupacionais oferecidos”, explicou a coordenadora.

Serão seis laboratórios para a fase prática: dois de administração, dois de telemática, um de construção e reparos I e outro de serviços pessoais. A Fundação de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa da UFAL será parceira nesta fase e fixará os laboratórios nos bairros Centro e Farol, para facilitar o acesso dos alunos.

Durante os 18 meses de duração do programa, as atividades são desenvolvidas com três objetivos: formação do ensino fundamental, qualificação profissional e participação cidadã. A carga horária contempla uma hora por semana com as assistentes sociais que introduzem o trabalho comunitário na prática estudantil. A ação comunitária se desenvolve através da visita a idosos, incentivo a prática esportiva e campanhas de estímulo à doação de sangue, entre outros.

Solange informa ainda que continuam até março as inscrições para a meta 2009/2010 do ProJovem. As inscrições efetuadas para a meta 2009 devem ser renovadas. “Todos os 1170 jovens que fizeram a inscrição no período passado devem retornar a Semed para confirmar a matrícula no programa. Quem não comparecer terá sua inscrição cancelada. Como a procura é grande, não podemos correr o risco de deixar alunos de fora”, completa.

Para matricular-se no ProJovem Urbano, o jovem deverá ter entre 18 e 29 anos no ano da matrícula; saber ler e escrever, e não ter concluído o ensino fundamental. Os documentos necessários são a carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Alunos desistentes, evadidos e reprovados podem se inscrever novamente.


Repercussão

Portal de Maceió

Alagoas em tempo real

cada minuto

Alagoas notícias



Nenhum comentário: