segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Gincana Solidária da escola Rui Palmeira

Fotos: Fabiana Santos

Em clima de confraternização, foi realizado nesta sexta-feira (04), a I Gincana Solidária, da escola municipal Rui Palmeira. O evento foi à culminância de mais um projeto, desenvolvido pelos professores, com os alunos do ProJovem Urbano.

A gincana, teve como objetivo a integração dos alunos numa proposta solidária. Foram formados 5 grupos, A, B, C, D e E, que correspondem as turmas do ProJovem na escola. As equipes se mobilizaram, e competiram com a finalidade de doar o maior número de sangue e de arrecadar o maior volume de alimentos.

Durante o evento, ocorreram atividades complementares, como apresentações teatrais e exposições, abordando o tema Halloween. Essa temática foi escolhida pelos próprios alunos, que em traje a caráter, puderam superar algumas barreiras. “Muitos alunos são tímidos, e conseguiram se desempenhar bem, e atingir um excelente resultado”, afirma Josinês dos Santos, aluna da escola.

A realização desse trabalho, de acordo professora Luzia Marcia de Souza, promoveu a integração entre as turmas, assim como, o despertar nos alunos para a causa solidária, “Todos nós somos sujeitos autores das nossas próprias ações, e não podemos esquece a nossa responsabilidade social”.

Essa consciência, sensibilizou aos alunos a salvar vidas e a ajudar a quem precisa. “É uma satisfação moral e pessoal, pois você tirar do que você tem, para doar a quem realmente necessita”, diz Josinês dos Santos.

O encerramento da gincana, deu a vitória a turma B, seguido das equipes E e A. No entanto, todos alunos foram vencedores, pois construíram lições de educação e cidadania.

Lições essa, firmada pelo programa ProJovem Urbano, que tem como principal finalidade, proporcionar aos jovens uma nova visão de mundo, mas dignidade. O coordenador do Projovem, Gino César, enfatiza ainda, “o programa tem com tarefa, trazer os alunos e professores no mesmo nível de discussão”.

Nenhum comentário: