quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Semed discute melhorias no programa Mais Educação

Foto: Adriana Cirqueira


Melhorias, investimentos, problematização e capacitação. Esses foram os principais pontos discutidos na reunião, realizada nesta quarta-feira, (2), entre Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, diretores e coordenadores do programa Mais Educação. O objetivo da reunião, de acordo com Thomaz é debater propostas como: qualidade, benefícios, dificuldades e reivindicações colocadas pelos técnicos a fim de sistematizar suas ações.


As reuniões com os setores acontecem todas a quartas feiras na tentativa de socializar e encontrar soluções para demanda dos departamentos.


Para Thomaz Beltrão o Mais Educação é de suma importância. Ele reforça que é um programa que contribui na formação integral de crianças, adolescentes e jovens e precisa ser debatido e compartilhado na tentativa de consolidar o Mais Educação e identificar possíveis falhas. “Precisamos nos conscientizar e ajudar Maceió a oferecer à sociedade uma educação digna e nada como esse programa que propõe aos estudantes atenção integral”, complementa.




Na oportunidade a coordenadora do programa Edleuza Maciel, apresentou o objetivo do Mais Educação e colocou as principais dificuldades da adesão e de monitoramento entre as escolas. Entre outras dificuldades relatadas ela cita a atual realidade das unidades escolares e as resistências de diretores.


Uma outra questão levantada na reunião pela Diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira é a falta de experiência no gerenciamento dos recursos “Muitos diretores não tiveram preparo para lidar com o recurso. Acredito que uma saída seria intensificar o conhecimento através de formação. Os programas existem e a Semed não pode se dar ao luxo de devolver recursos por inação. Precisamos otimizar a formação da gestão dos recursos recebidos”, destaca.


Diante das reivindicações e dificuldades esplanadas pelos diretores e coordenadores o secretário sugeriu que fosse formada uma equipe para fortalecer a gestão do programa e evitar que use indiscriminadamente o dinheiro. “É de fundamental importância à formação de uma equipe de técnicos capacitados para orientar o programa e sua prestação de contas”, finaliza.

Nenhum comentário: