sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Formação continuada discute inclusão de crianças portadoras de deficiência

Foto: Adriana Cirqueira

As definições sobre o significado das deficiências, observações quanto ao comportamento do coletivo em relação à exclusão dentro do ambiente escolar foram alguns dos temas discutidos nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), no auditório Paulo Freire, da secretaria municipal de Educação (Semed), no evento promovido pelo departamento de Formação Continuada. O tema “Educação Infantil: Uma Perspectiva” reuniu professores de escolas da rede municipal de ensino da capital.

De acordo com Micheline Cavalcante, integrante do departamento de Educação Especial e responsável pela atividade, os encontros de ontem e hoje significam o encerramento dessa atividade, que começou em maio. “Decidimos realizar esse evento a partir da identificação dos professores quanto a essa necessidade de conhecer os conceitos para cada deficiência”, explica ela. Micheline explica que há a proposta de continuar com essa discussão durante o ano de 2010, só que desta vez num estágio mais profundo. “Para trabalharmos a igualdade de direitos das crianças portadoras de deficiência”, informa Micheline.

Durante todo este ano foram discutidos temas como a estimulação precoce por parte das creches da rede municipal de ensino, deficiências intelectual e física, paralisia cerebral e hiperatividade. A participação de algumas instituições que desenvolvem trabalho voltado para portadores de deficiência contribuiu para as discussões na Semed. A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e Sociedade Pestalozzi de Maceió apresentaram experiências no tratamento e a conduta para a inserção das crianças portadoras de deficiências.

As diretoras de algumas escolas da rede participaram apresentando suas definições quanto a cada uma das deficiências, elencando as necessidades para proporcionar a interação e a integração de crianças portadoras e as não portadoras de deficiências diversas.


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