terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Educação: secretário visita escola no lixão

foto: Janaina Farias




Melhorar as condições de acesso, suprir a carência de servidores e tentar viabilizar a ampliação da Creche Escola Herbet de Souza, localizada no lixão, foi tema de reunião, na tarde desta segunda feira, 28, entre o Secretario Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, funcionários da creche, presidente de associação e comunidade.



Também participaram da reunião a Diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine de Oliveira e a Diretora do Setor de Engenharia da Semed, Cléo Farias. As técnicas puderam acompanhar de perto as solicitações e reivindicações dos funcionários e moradores da região.



Thomaz visitou as instalações da escola e juntamente com os técnicos sugeriu possíveis benfeitorias como a construção de um beiral no corredor da escola e ainda colocação de forros PVC em algumas salas. Quanto à carência de servidores o secretário falou que em breve, devido principalmente a implantação do ensino fundamental de nove anos, a rede municipal de ensino deverá nomear mais professores, além de outros profissionais de extrema necessidade para as escolas. “A previsão é que possamos nomear uma boa quantidade de professores para dar suporte à implantação do ensino de nove anos, já para o próximo ano”, adianta.



Mas o maior impasse questionado na reunião ficaria por parte da dificuldade de funcionários e comunidade em se locomover pela região em épocas de chuvas, já que o local não permite condições ideais de movimentação, principalmente, no inverno. A Diretora de Gerenciamento Escolar Elaine de Oliveira sugeriu que de imediato fosse formulado um calendário escolar diferenciado nesse período, na tentativa de solucionar de forma emergencial, o problema e assim, garantir a continuidade das aulas.



“É possível, sim, desenvolver um calendário especial para esses casos. Pelo menos, enquanto se resolva a questão da pavimentação. A creche poderia no período chuvoso estar fechada e as aulas serem compensadas em outro período que não atrapalhasse a continuidade do ensino.”, sugeriu Elaine.



O secretário Thomaz Beltrão se prontificou de tentar diante do prefeito ver a possibilidade de pavimentar o percurso que dá acesso à escola para garantir a continuidade do ensino e não descartou a hipótese de ampliação da mesma, enquanto aguarda a posição que será tomada com relação ao lixão pela prefeitura. “Sou favorável a ampliação da creche. Vamos melhorar a rede física. Suprir a carência de pessoal e proporcionar à essa população uma educação de qualidade”, enfatiza Beltrão.



Beltrão confirmou, ainda, a possibilidade de colocar a disposição dos funcionários um transporte que possibilite o acesso à escola, já que o percurso percorrido é distante, sendo outra reivindicação dos servidores.



Ao termino da reunião o secretário foi convidado pelo membro da comunidade e Arte Educador Hélcio Pereira, a visitar o baú de cultura denominado de “guerreirinhos” desenvolvido pelo centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB) que funciona próximo à escola e ainda na oportunidade conheceu também o espaço destinado a apresentações artísticas e outras atividades.

Nenhum comentário: