sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Campeão brasileiro de Futebol de Mesa visita a Semed

Futebol de Mesa

Foto: Adriana Cirqueira

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, recebeu na manhã de quinta-feira (17) o campeão brasileiro de Futebol de Mesa, Hélio Leão, juntamente com representantes da Federação Alagoana de Futebol de Mesa. Os esportistas têm interesse em conhecer da rede municipal de ensino para implantar a prática esportiva na rede. O primeiro passo para isso é identificar as escolas que reúnam as condições para recebimento do Futebol de Mesa nas atividades do contra-turno escolar.

De acordo com o secretário Thomaz Beltrão, o esporte deverá funcionar como atividade lúdica nas escolas que desenvolvam projetos como o Mais Educação, a Escola Aberta e o Programa Segundo Tempo. “É uma experiência que já existe em escolas municipais de alguns estados, como Rio de Janeiro e Bahia, entre outros, e que tem demonstrado um resultado positivo, uma vez que se trata de uma atividade intelectual”, considera Beltrão. “São atividades importantes pelo fato de complementar o trabalho escolar”, completa o secretário.

A iniciativa deverá começar a funcionar de forma quase que imediata em pelo menos dez escolas municipais. “O futebol de mesa, conhecido como futebol de botão, deverá ser apresentado aos alunos da Semed para difundir o esporte, numa parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel)”, explicou o campeão brasileiro na modalidade, Hélio Leão.

Ele participou da reunião acompanhado dos diretores da Federação Alagoana de Futebol de Mesa, João Moreira, Gilberto Toldo e Marcos Santana.

XADREZ

Foto: Mauro Fabiani

Os representantes da Federação Alagoana de Xadrez também estiveram no gabinete de Beltrão. A proposta que os enxadristas apresentaram é implantar a disciplina xadrez como tema transversal na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O assunto ainda será estudado com mais profundidade, quanto às questões legais.

Durante a conversa com o secretário, nesta sexta-feira (18), o presidente da federação, Yuri Miranda, mostrou as vantagens da prática esportiva. “Já tivemos experiência nessa área há alguns anos e verificamos que os alunos enxadristas adquiriam mais disciplina e mudaram para melhor o comportamento tanto no ambiente escolar quanto no familiar”, destacou Miranda.

O vice-presidente da federação, Antonio Azevedo, explicou que o jogo possibilita aos praticantes a escolha de estratégias de defesa não apenas no jogo, mas também na vida pessoal. Durante o período em que o esporte foi implantado na rede da Semed, há mais de dez anos, os responsáveis pelas aulas constataram a redução dos índices de violência e a melhora de desempenho escolar dos praticantes.

O secretário Thomaz Beltrão deixou claro seu apoio à iniciativa. Ele pretende aprofundar a questão a fim de manter a prática em toda a rede, com aulas regulares. No início do próximo ano deverá ser fixado um calendário para disputa de xadrez, inclusive com torneios e destinação de prêmios para os participantes. O próprio secretário prometeu participar dos eventos a serem definidos, na condição de enxadrista.

Nenhum comentário: