segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Reunião com Coordenadora Nacional do programa Mais Educação prioriza ação integrada

Foto: Mauro Fabiani


O Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão recebeu em seu gabinete, a visita da Coordenadora Nacional do Programa ‘Mais Educação’, Jaqueline Moll. A reunião serviu para expor dificuldades locais e viabilizar reforços visando superar os obstáculos enfrentados atualmente pelo programa, além de intensificar o diálogo para uma educação de qualidade.

A reunião contou ainda com a presença do Deputado Federal por Alagoas, Givaldo Carimbão (PSB), técnicos da Semed e coordenadora do programa no município. Os técnicos aproveitaram a oportunidade para buscar em conjunto com a representante do MEC soluções objetivando amenizar um dos principais obstáculos questionados pelos diretores que é a não adesão ao programa por conta da falta de estruturas físicas das escolas.

“Questões como falta de espaço físico para construção de banheiros, Quadra poliesportiva, refeitórios são os principais problemas levantados pelos gestores escolares”, explica Edleuza Maciel, coordenadora do ‘Mais Educação’ no município acrescentando que em 2009 apenas 15 escolas aderiram ao programas.

Já ciente da atual situação Jaqueline Moll disse que “Tem que haver investimento local e parceria dos órgãos Municipal, Estadual e Federal”, justificando que a educação integral não pode ser promovida apenas por um órgão governamental. Mesmo sabendo das dificuldades ela elogiou o governo municipal quanto ao pagamento diferencial que faz aos coordenadores do programa. “Vejo que há esforço por parte do município, sobretudo na questão da valorização dos coordenadores, isso é um bom começo”, destaca.

Thomaz explica que o Mais Educação é um programa Federal que visa atender a crianças, jovens e adolescentes o dia todo e justifica que os programas federais são fundamentais no fortalecimento da qualidade de ensino. “Vamos dar uma atenção especial aos programas federais”, salientando que o trabalho está voltado para ampliar, qualificar e melhorar o quadro de ensino no município.

Na ocasião, Thomaz pediu empenho de todos e disse que “Temos que construir um grande momento da educação em Maceió. Vamos trabalhar as demandas setoriais, intensificar o trabalho realizado na escola aberta e ampliar a possibilidade de adesão à escola em tempo integral”, reforça.

Beltrão refletiu que o Mais Educação é um programa essencial no nosso Estado, principalmente num momento onde a violência é bastante sentida. “Com a parceria do deputado, o apoio da Coordenadora Nacional do Programa e dos técnicos vamos procurar sensibilizar o ministro por meio dessa ação integrada”, destaca.

Cultura pela Paz

Estando à frente na construção de uma cultura pela paz em Maceió, Givaldo Carimbão, se mostrou bastante empenhado com o programa Mais Educação. O deputado argumenta que a redução da violência não é feita apenas com a inserção da polícia nas ruas. Para ele é preciso promover a paz nas escolas.

“Investindo nesse programa que dá atenção especial as crianças e jovens em tempo integral teremos resultados em médio e curto prazo. É necessário fazer uma radiografia do que é preciso para ampliar o numero de escola com adesão ao programa”, reforça.

Evento

Jaqueline Moll veio a Maceió para participar do “I Fórum Nacional de Educação para a Paz nas escolas e nas famílias”. No evento ela teve a oportunidade de apresentar o programa desenvolvido pelo governo Federal “Mais Educação” expondo experiências e expectativas sobre a educação para a paz. O fórum foi promovido pela Secretaria Especial de Promoção da Paz do Estado de Alagoas e contou com o apoio de várias outras secretarias.


Nenhum comentário: