segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Formatura da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos da Esc. Audival Amélio

foto: Semed



A 1ª turma da Educação de Jovens e Adulto (EJA) da escola Audival Amélio, localizada no bairro São Jorge, realizou a formatura de 12 alunos que conquistaram o certificado de conclusão do ensino fundamental. O evento aconteceu na própria escola e contou com a presença do Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, do coordenador do departamento de Gestão Democrática da Semed, Harry Guerra Clarck e de familiares dos formandos.



O formando Abraão Alexandre dos Santos, falou da importância do evento e definiu o momento como o de superação. "Pra mim a formatura já foi um grande salto. Foram momentos difíceis, onde eu pensei em até desistir, por falta de tempo, mas o apoio dos professores e da coordenação foi fundamental. Eles me deram muito incentivo para continuar”, afirma o estudante que quer prosseguir com os estudos e fazer concurso público. “Quero concorrer a uma vaga no serviço público. Meu objetivo é ter um emprego para garantir a minha família mais conforto”, afirma.



A vice-diretora da escola, Sandra Pimentel Dantas, disse que é gratificante poder compartilhar a felicidade e a conquista das pessoas que tanto se sacrificaram para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. “Apesar do sacrifício e muitas dificuldades, eles conseguiram, e, isso é que é importante. Eles deram um passo significante em suas vidas”, argumentou ela.



Segundo ela, os alunos da EJA passam por seis fases, sendo as três ultimas corresponde ao ensino fundamental, estando o estudante apto a cursar o ensino médio. “São fases fundamentais onde o estudante aprende conhecimentos diversos que vão desde matérias como: matemática, português, história, geografia, além de disciplinas que abordam a educação para o trabalho, que prepara o aluno para a vida profissional", afirma.



O secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, destaca a importância da educação do Programa de Jovens e Adultos para as comunidades mais carentes tendo como fator principal a elevação do nível de escolaridade e a preparação para o trabalho. “O EJA aparece como uma oportunidade impar para aqueles que abandonaram os estudos e por um motivo ou outro decidiram prosseguir, retomar o aprendizado”.



Um comentário:

Prof Ricardo disse...

Parabéns aos alunos da escola Audival Amélio, foram anos de esforço e dedicação que valeram a pena. Continuem firmes no objetivo de concretizarem seus sonhos!