quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fórum de diversidade étnico-racial se reúne na Semed


Foto: João Filho

O fórum estadual permanente de educação e diversidade étnico-racial reuniu seus integrantes na manhã desta quinta-feira (5) na sede da secretaria municipal de Educação (Semed). O objetivo foi o de conhecer as etapas de implantação do ensino da temática do fórum nas escolas municipais. O ensino étnico-racial deve ser implantado em todas as escolas do Estado, conforme determinam leis federais.
 
Para a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Diversidade Étnico-racial (Neder), da Semed, Rosário de Fátima Silva, a secretaria tem implementado e desenvolvido ações de formação continuada com vistas a atender a questão. Mesmo assim, ela considera queainda falta muitopor ser feito. De acordo com Rosário, mesmo com professores e diretores das escolas participando de atividades que visam fomentar o ensino nessa área, a cultura de cada um é um grande empecilho para a completa implementação da temática.
 
Como exemplo, ela cita uma das escolas-pólo, a Higino Belo, na qual o ensino étnico-racial vem sendo trabalhado junto aos alunos, mas aspectos importantes são esquecidos. “Por exemplo, esse ano muitas escolas têm trabalhado o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, levando em consideração apenas a sua musicalidade, esquecendo a sua origem e sua cor”, argumenta Rosário de Fátima.
 
O coordenador-geral do fórum estadual, Alex Sander Porfírio de Souza, disse que a reunião da Semed é essencial para fundamentar a próxima reunião do colegiado, marcada para o próximo mês, com a secretaria estadual de Educação. Na oportunidade, serão tratados os meios necessários para implantar o ensino étnico-racial nas escolas da rede estadual de ensino. “Isso porque é determinação do Ministério da Educação que essa temática seja implementada nas escolas de todos os 102 municípios alagoanos”, esclarece ele.
 
O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, participou da reunião e ressaltou que a parte relativa à secretaria vem sendo feita permanentemente. “A Semed reconhece a importâcia do ensino da diversidade étnico-racial, sem esquecer dos aspectos históricos. Diante disso, temos oferecido permanentemente a formação para os nossos professores e iremos contribuir para o aprofundamento das discussões nessa área”, promete Nascimento.
 
O fórum se reúne mensalmente na segunda quinta-feira de cada mês. Em julho, o encontro foi antecipado por motivo de viagem de alguns dos integrantes do colegiado.

Nenhum comentário: