segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programa Cidade Educar é debatido por gestores na Semed


                                                                                         Foto: Mauro Fabiani



Durante toda a segunda-feira (2), técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram reunidos, no Hotel Verde Mar, na Pajuçara, para socializar o termo de cooperação técnica MEC/PNUD/Semed.

A reunião teve dois objetivos principais. O primeiro foi socializar o projeto estratégico de mudança das condições de oferta da educação infantil e do ensino fundamental de Maceió, e o segundo foi estabelecer compromissos e responsabilidades entre os gestores da Semed.

O projeto de cooperação técnica Mec/PNUD/Semed, batizado de Cidade Educar, tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD e a equipe técnica da Semed.

O secretário de Educação de Maceió, José Mário Carneiro, agradeceu o retorno dos técnicos do Mec/PNUD a Maceió e destacou que o propósito de todo o trabalho desenvolvido é a melhoria da educação. “Precisamos garantir que o aluno tenha acesso à escola e permaneça nela”, afirmou José Mário.

O técnico do PNUD, Antônio Xavier, explicou inicialmente o diagnóstico elaborado pelo órgão e as demandas prioritárias na educação infantil, no ensino fundamental, na gestão educacional e na infraestrutura.

Entre as ações prioritárias detectadas pelo PNUD, Xavier destacou a expansão do atendimento, o estabelecimento de padrões básicos de aprendizagem e desenvolvimento, a melhoria no desempenho escolar na alfabetização, a regularização do fluxo escolar, a avaliação institucional, o planejamento estratégico, o microplanejamento escolar, a avaliação institucional, entre outras.

Xavier explicou, ainda, que a fase de execução deve começar já no próximo mês de agosto. “O projeto de educação de Maceió é um esforço conjunto entre o poder público e a sociedade que busca dar efetividade às políticas educacionais e tem como foco a aprendizagem do aluno, tomando como eixo, a gestão educacional de qualidade”, afirma o técnico do PNUD.

Durante vários meses de execução do convênio de cooperação técnica foram definidas 17 ações prioritárias, algumas das quais já em execução. “A partir de agora, faremos o ordenamento dessas ações”, explicou a coordenadora-geral do PNUD, Liliane Marchioratto, que aproveitou a oportunidade para cobrar do secretário de Educação a aprovação do novo organograma da Semed, atualmente em discussão na Câmara Municipal.

O termo de cooperação técnica entre a Semed e o Ministério da Educação (MEC), através do PNUD, já vai entrar em fase de execução das ações prioritárias para 2012 e a efetiva implantação por parte da secretaria.

Além do secretário José Mário, Antônio Xavier, Liliane Marchioratto e dos gestores da Semed, participaram do evento o secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, e os técnicos do PNUD, Sinara Celistre, José Amaral e Luiz Ribas.

Nenhum comentário: