segunda-feira, 2 de julho de 2012

As Esc. Luiz Calheiros e Hebert de Souza homenagearam Luiz Gonzaga

Foto: Karen Abraham




As festividades juninas tomaram conta da Escola Luiz Calheiros Júnior, nesta quinta-feira (28). Em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, os alunos de cinco períodos dançaram músicas do Rei do Baião, como Asa Branca. A Escola Herbert de Souza, em Jacarecica, também promoveu seus festejos juninos com a mesma temática. 

Durante o mês de junho, os professores e coordenadores da Escola Luiz Calheiros Júnior, se dedicaram a ensinar aos alunos sobre Luiz Gonzaga, já que este ano é comemorado seu centenário, abordando sua história, estilo de vida, sua vestimenta, origens dos instrumentos como sanfona, triângulo e como ele se tornou o maior ícone do forró. 

Os 190 alunos participaram das atividades e usaram seu conhecimento em sala para desenvolver trabalhos artísticos com o intuito de ornamentar a escola com cartazes, painéis e bandeirinhas. Também foram trabalhadas as características das festas como comidas típicas, trajes da época e os três santos do período junino.

“Depois dessas aulas, as crianças passaram a ter um grande conhecimento sobre o rei do baião. O objetivo foi passar a cultura nordestina para crianças de 3 a 5 anos, que mesmo muito pequenas, precisam conhecer um ícone que jamais deve ser esquecido”, ressaltou a coordenadora, Maria Genusa Pinto Lima. 

A professora, Jeane Oliveira, explica como foi a preparação das danças e as aulas no mês de junho, “As danças foram organizadas por todos os professores, cada um responsável pela sua sala. Eu fiquei responsável pelo segundo período, foi ensaiada uma música de Gonzaguinha, para ser mais fácil para os mais novos. Mesmo depois da apresentação, as aulas didáticas sobre Luiz Gonzaga continuarão até o final do mês.”

A Escola Herbert de Souza também ressaltou o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga. A atividade fez parte da culminância do Projeto Luiz Gonzaga, que foi trabalhado durante o primeiro semestre pelas crianças. Além da quadrilha a escola organizou danças folclóricas e a apresentação do Xote das Meninas, interpretado por crianças de 5 anos.

Segundo Dilza Ávila, diretora, a arraial foi montado em frente à escola para que toda a comunidade pudesse participar. Além do arrasta-pé, a festa contou com barraca de comidas típicas, como milho verde, canjica, bolo de milho, entre outras. As crianças vestidas com trajes típicos brincaram e participaram da festa tradicional do calendário nordestino.

Nenhum comentário: