quinta-feira, 28 de junho de 2012

Secretário apresenta novas medidas para a educação

Foto: Roberto Lopes

O secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, anunciou sua intenção de implantar uma política de educação, com vistas a melhorar a qualidade da educação no município. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28), durante reunião do secretário com diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal, no auditório Paulo Freire, na sede da Semed.

Na pauta, o projeto de alfabetização através da música, licenças médicas de professores, contratação de horista, horário de atendimento do setor de recursos humanos para os diretores de escolas, o sistema de gestão de prestação de contas, entre outros.

José Mário citou números levantados pelo setor de Recursos Humanos que atestam, por exemplo, somente em 2011, mais de 1200 licenças médicas de professores. “O meu limite foi no mês de maio último. Verifiquei que, naquele mês, 31 turmas de escolas não haviam tido aula desde o início do ano. Isso não pode acontecer”, relatou o secretário.

Diante da situação, o secretário pediu o apoio dos diretores das escolas. José Mário Carneiro disse que nos casos de licença médica, os diretores terão à disposição um cadastro de monitores, para uma substituição imediata. Além disso, o secretário anunciou que haverá uma nova dinâmica nas licitações que estão em andamento na Semed. “Estamos trazendo um profissional especializado nessa área. Mesmo estando no final de gestão, queremos dinamizar esse processo”, afirmou ele.

Os monitores citados por José Mário foram cadastrados a partir da seleção feita junto a alunos das faculdades de Pedagogia do Cesmac e da Ufal. Durante a reunião com os diretores, o secretário discutiu questões relacionadas à área administrativa das unidades de ensino da capital. “Mas essencial é que tenhamos a participação e o comprometimento dos diretores de todas as escolas”, enfatizou José Mário Carneiro.

O secretário disse ainda, que a secretaria terá uma equipe itinerante que irá visitar as escolas municipais, sempre a pedido dos diretores, para resolver os problemas pequenos, como reparos, conserto, restauração ou pequenas reformas.

A reunião desta quinta-feira foi com diretores e vice-diretores das regiões administrativas 1 ( que compreende Mangabeiras, Jatiúca, poço, Ponta Verde, Ponta da Terra, Jaraguá e Paçura; 2 (Vergel, Levada, Centro, Prado, Ponta Grossa, Trapiche e Pontal); 3 ( Jardim Petrópolis, Canaã, Pitanguinha, Farol, Gruta, Santo Amaro, Pinheiro e Ouro Preto); 4 (Rio Novo, Fernão Velho, Santa Amélia, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Chã da Jaqueira); e 8 (Ipioca, Pescaria, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica e Cruz das Almas). Na próxima quarta-feira (2/7) será a vez da outras regiões.

Nenhum comentário: