quarta-feira, 20 de junho de 2012

Programa Brasil alfabetizado inicia formação de Alfabetizadores e coordenadores

Foto: Durval Almeida

Alfabetizadores e coordenadores selecionados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado participam, nas escolas s Margarez Lacer e Tavares Bastos e na própria Semed, de uma formação inicial de 40 horas, que tem como objetivo discutir o funcionamento do programa e as temáticas desenvolvidas em sala de aula.
A Gestora local do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lurdes Bezerra Nunes, ressalta a importância da formação para os alfabetizadores e coordenadores do programa. “A formação é extremamente importante para os alfabetizadores, pois permitirá um maior conhecimento de como trabalhar a alfabetização de jovens, adultos numa sala de aula”, completa.
Maria de Lurdes explicou ainda, que a formação consta com sete eixos: constituição histórica do analfabetismo; formação política; alfabetização em linguagem; alfabetização em matemática; avaliação em planejamento; trabalho; além de lazer, cultura e meio ambiente.
Os alfabetizadores terão o compromisso de participar da formação inicial e continuada, ministrar as aulas, além do acompanhamento dos alunos para as escolas que oferecem o programa Educação de Jovens e adultos”, afirma Maria de Lurdes.
O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, seu objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos. Em Maceió, o curso tem duração de 8 meses e conta com 350 alfabetizadores e coordenadores e 5 mil alunos que nunca frequentaram a sala de aula ou se afastaram dela há algum tempo.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Maria Margarete da Silva, a ideia básica é fazer com que os alfabetizadores trabalhem junto com os alunos, os eixos temáticos aprendidos na formação. “Ao logo dos 8 meses, temos um cronograma de visitas aos locais onde são ministradas as aulas para ver como anda o processo de ensinamento, além de outras formações com os alfabetizadores”, afirma.
A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Nenhum comentário: