sexta-feira, 22 de junho de 2012

Corintho da Paz promove festas juninas em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga

Foto: Karen Abraham



As festas juninas na escola Corintho da Paz, no Eustáquio Gomes foram comemoradas com apresentações de quadrilhas, danças, brincadeira e sorteios de balaios. O arrasta pé ficou por parte do grupo de xote, formado por ex-alunos da escola.  Teve ainda barraca de comidas típicas, apresentação de fantoche e de sanfoneiros. Meninas e meninos vestidos de matutos, com trajes típicos mantiveram viva a tradição popular das festas do mês de junho.

Toda decorada com bandeirinhas coloridas, balão e enfeites da época, a escola exaltou o centenário de Luiz Gonzaga. Até uma casa de palha foi criada com a ajuda dos alunos, retratando ao do mestre do baião, segundo a coordenadora, Ângela Maria dos Santos.  Ela explica que depois das comemorações dos festejos de São João a casa de Luiz Gonzaga vai virar cantinho da leitura com a proposta de dar suporte aos projetos pedagógicos de estimulo e incentivo a leitura.

Paralelo às festas juninas a escola também promoveu a 5º edição do projeto Momento Literário, onde foi destacado os cem anos de Luiz Gonzaga Rei do Baião. “os alunos fizeram pesquisas em livros, na internet e em sala de aula. Eles estudaram conteúdo ligados a época como queimadas de fogos, origem das festas juninas”, disse Vera Lúcia, vice-diretora. De acordo com ela a unidade desenvolve ainda mais dois projetos, além do Momento Literário como: geo-história e ciemática que visa o desenvolvimento intelectual e produtivo dos alunos.

Durante as comemorações a programação incluiu também brincadeiras como corridas do saco, corrida de limão, jogos de argolas e concurso de rei e rainha do milho.  O diretor da escola Luiz de Gonzaga disse que a ideia de promover as tradicionais festas do mês de junho, em especial neste ano é preservar a cultura e a história do maior artista nordestino para que a nova geração conheça a origem das festas juninas.

Nenhum comentário: