quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alunos da Escola Ranilson França passam por avaliações médicas para prática esportiva

Foto: Janína Farias

Cerca de 50 alunos da escola Ranilson França, na Levada, passaram por avaliações médicas na perspectiva de estarem aptos a participarem de atividades esportivas que serão realizadas por meio do Programa Atleta do Futuro(PAF) promovido pelo Sesi. A iniciativa é uma parceria da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), da Secretaria Municipal de Educação(Semed) e do Serviço social da industria (Sesi).
As consultas foram realizadas nos dois turnos, manhã e tarde e atendeu crianças inscritas no programa. O atestado médico, de acordo com Regina Bispo, Diretora do Departamento de Programa Especiais da Semed, foram viabilizados por profissionais de saúde da Esmal, e tem como proposta agilizar e facilitar a participação de crianças a partir de seis anos nos esportes. “A avaliação medica é fundamental na prática esportiva. Eles atestam a saúde da criança e previne em alguns casos de possíveis problemas de saúde, por isso sua importância”, salienta.

A diretora da escola, Nadja Vilela informou que as duas médicas: uma pediatra e uma clínica geral avaliaram as condições de saúde das crianças, “as que forem identificadas algum problema de saúde serão encaminhadas ao posto de saúde para posterior tratamento”, diz. Para ela as atividades esportivas no contra turno das aulas propostas pela iniciativa vão ajudar muito ás crianças a se desenvolver fisicamente e mentalmente, sem falar na ocupação e no saldo positivo que o esporte vai proporcionar na vida delas.

A mãe de Maria Francielle dos santos, de 7 anos, fez elogios a iniciativa das instituições e falou que acredita no esporte como peça primordial no desenvolvimento das crianças e dos jovens. “É um incentivo para as crianças não estarem nas ruas. É uma ocupação, e isso é bom. É melhor está fazendo esporte do que está na rua usando drogas ou fazendo coisas erradas”, argumenta.

A atividade é mais uma iniciativa do Programa Cidadania e Justiça na escola que leva cidadania aos alunos e inclui os esportes como foco desta ação. A técnica do departamento de programas especiais Dêana Correira explicou que o projeto piloto está sendo desenvolvido em cinco escolas e que inicialmente as crianças vão ter a oportunidade de conhecer e praticar várias modalidades esportivas. “aos 12 anos elas optarão pelo esporte de melhor desempenho”, afirma.

Nenhum comentário: