terça-feira, 12 de junho de 2012

11º Concurso de Quadrilhas Matutas SESC/SEMED prossegue até o dia 14



Foto: Emanuel Galvão
Abertura do 11º concurso de quadrilhas matutas das escolas municipais

A Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu iniciou nesta segunda-feira (11) à abertura do 11º Concurso de Quadrilhas Matutas SESC/SEMED das escolas municipais. O concurso está sendo realizado no espaço recreativo  SESC Poço, e reuni dezenas de  escolas que disputam primeiro, segundo e terceiro lugar. No dia 14 e último  do evento, será escolhida a grande vencedora. As apresentações têm iniciou às 17h.
Este ano o concurso está dividido em dois blocos: Grupo A - composto por alunos das séries iniciais - 1º ao 5º ano e o Grupo B - composto por alunos das séries finais - do 6º ao 9º ano. Na apresentação, as quadrilhas matutas realizam os seguintes passos obrigatórios: cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, rose-mary, mary-rose, túnel e grande roda.
A avaliação das quadrilhas obedecerá aos seguintes critérios: originalidade, desempenho, marcação, pontualidade e animação, sendo este último, o principal critério de avaliação a ser considerado pela mesa julgadora. Os primeiros lugares receberão troféus artesanais e medalhas de acordo com sua classificação – ouro, prata e bronze.  O melhor marcador de quadrilha matuta também será contemplado com um troféu especial.
As escolas municipais receberam um material didático-pedagógico para ser trabalhado em sala de aula, como objetivo proporcionar e estimular as crianças e jovens estudantes no desenvolvimento de atividades artístico-culturais inerentes ao tema.
Este ano, o concurso homenageia o centenário de Luiz Gonzaga e traz o tema “forrozando com a educação” cuja proposta é promover a integração das escolas com a sociedade, além de resgatar a quadrilha matuta, muito comum nesse período do ano. De acordo com o coordenador do Departamento de Artes e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues, o objetivo é resgatar o aspecto artístico mais original do ciclo junino. “Este ano comemoramos 11 anos de festa e juntos vamos forrozar com a educação pela propagação da cultura nordestina”, destaca.
A diretora Geral de Ensino, Maria Clara, ressaltou a importância do trabalho da Semed em conjunto com a coordenação de Artes e Cultura, no sentido de promover este diálogo. “A arte está na alma do nosso povo, e podemos visualizar na expressão cultural que as festas juninas traduzem”, acentua.

Nenhum comentário: