segunda-feira, 4 de junho de 2012

Semed intensifica trabalho de formação para a construção dos PPPs nas escolas

Foto: Diôgo Brandão


A Diretoria Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Acompanhamento Escolar (DAE) reuniu gestores das escolas da rede, que ainda não concluíram o Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo do encontro foi intensificar o trabalho de formação para a construção dos PPPs das escolas.

Segundo a técnica do DAE, Cícera Maria de Lima, a maioria das escolas municipais já estão com seus PPPs concluídos, e a Semed tem como meta atingir 100% até o final do ano. “Durante a reunião entregamos todo o material orientador do PPP revisado, com textos de fundamentação e um modelo padrão para facilitar os trabalhos das escolas”, explicou.

A diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes, agradeceu o compromisso de todos os gestores e disse que o PPP é um instrumento de organização do trabalho pedagógico e norteador do planejamento participativo. “A construção do PPP requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório”, disse.

O diretor do DAE, Ademir Cavalcante disse que os atendimentos na Semed e as visitas às escolas continuam e o departamento dispõe de técnicos para auxiliá-las nessa etapa de estudo e planejamento. “Estamos com um monitoramento constante e a equipe técnica da Semed está à disposição das escolas para prestar o suporte necessário”, disse o diretor do DAE.

O documento é norteador da prática pedagógica escolar e tem três eixos: pedagógico, administrativo-financeiro e relacional. “Para concretizar a meta de 100%, o DAE realiza encontros para estudos temáticos, reflexões sobre a pratica pedagógica e orientações didáticas, visando a elaboração e atualização dos PPPs em todas as escolas”, afirmou a técnica do DAE, Ana Lúcia Galdino.

O Projeto Político Pedagógico tem sua fundamentação legal na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei de Proposta de Ensino Fundamental de Nove Anos, entre outros.

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