sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reunião discute Ações do MEC-Pnud na Secretaria Municipal de Educação

Foto: Roberto Lopes

O termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi o tema de uma reunião entre a coordenadora técnica do programa MEC/PNUD, Liliane Marchiorato, técnicos do Ministério da Educação e o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro. Eles discutiram a nova estrutura do programa e a implantação de suas ações na Semed.

De acordo com Liliane Marchiorato a partir do próximo mês de agosto, terá inicio a implantação do programa com um curso de capacitação gerencial com todos os líderes e coordenadores do programa na secretaria. “No curso iremos passar para eles, conceitos básicos e técnicas de gestão, e os instrumento de monitoramento para a implantação do programa”, afirma.

O projeto foi organizado tendo como eixos estruturantes as quatro dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR), estabelecido pelo MEC: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos, totalizando 17 ações.

Essas dimensões contemplam ações consideradas essenciais ao aprimoramento dos serviços educacionais prestados pela Semed à população de Maceió. “Agora a Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar ficou junto das Práticas Pedagógicas e Avaliação, ficando apenas três dimensões”, explica Marchiorato.

O secretário, José Mário Carneiro ressaltou o apoio técnico e financeiro que o Ministério da Educação vem dando ao projeto e destacou ainda a importância dos próprios servidores que estão participando das ações. “Somente assim tem sido possível planejar e executar ações que irão garantir nosso crescimento sem perder o foco na qualidade de ensino", disse José Mário.

O projeto de cooperação técnica MEC/PNUD/Semed, que produziu o programa Cidade Educar, teve como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

O programa Cidade Educar representa um esforço dos entes federados para a superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital.

Nenhum comentário: