segunda-feira, 16 de julho de 2012

Semed marca presença na abertura do projeto “Força no esporte”


Foto: Janaína Farias



Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Semed participaram, na tarde desta quinta-feira (12), da solenidade de abertura de atividades do projeto Força no Esporte, uma parceria das Forças Armadas com órgãos municipais e estaduais. O evento aconteceu no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Farol e reuniu crianças das escolas da rede municipal e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O objetivo, segundo tenente Jambo, coordenador do projeto, é oferecer às crianças em idade escolar a oportunidade da prática esportiva, educação e disciplina. “A finalidade é tirar as crianças das ruas, torná-las cidadãs por meio do esporte”, afirmou Jambo. Durante as aulas as crianças participam de oficinas pedagógicas, palestras educacionais e vocacionais. 

O professor de educação física, Deyvid Figueredo, informou que a prática esportiva dependendo da modalidade são realizadas ao ar livre, “as crianças chegam aqui, almoçam, em seguida têm aulas sobre noções militares, aprendem o hino nacional, por exemplo, tem acompanhamento pedagógico e através de brincadeiras levam o aprendizado para as modalidades esportivas”, disse ele, acrescentando que após as aulas as crianças além dos esportes aprendem noções de cidadania, civismo, organização.

Deyvid enfatiza que apensar de não ser o foco do projeto, a descoberta de talentos é uma realidade. “Temos crianças aqui que já participaram de diversas competições. Quando descobrimos esse talento encaminhamos para o órgão competente para acompanhamento de um técnico da modalidade”, conclui. 

 “O projeto força no esporte promove a inclusão social”, ressalta Maria José Valério Texeira que representou a diretora geral de ensino na abertura. Ela acredita que é fundamental a participação dos jovens nessa faixa etária no programa. “É um aprendizado que eles vão levar para a vida adulta”, destaca.


Tatiana Teles, coordenadora pedagógica do Projeto Força no Esporte (Profesp) disse que a ação complementa a atividade regular e afirma que as crianças só têm a ganhar. Sobre as vantagens do programa, Tatiana informa ainda que “a vida melhora, aprendem noções de cidadania, saem da situação da exploração do trabalho infantil e ainda descobrem talentos”.

Força no Esporte tem duração de seis meses e contempla 200 crianças na faixa etária de 7 a 15 anos de idade. O projeto oferece várias modalidades esportivas como futsal, voleibol, basquetebol, atletismo e xadrez. As atividades acontecem sempre nas terças, quartas e quintas-feiras, das 13h ás 16h, com direito a almoço e lanche.

Nenhum comentário: