terça-feira, 3 de julho de 2012

Programa Escola aberta leva cidadania à comunidade do Benedito Bentes


Foto: Semed
  A escola Frei Damião, no Benedito Bentes, abriu as portas no último fim de semana para apresentações culturais e esportivas desenvolvidas pelo programa Escola Aberta com parceria do programa Mais Educação. Pais, alunos e comunidade participaram durante o dia todo de oficinas de cabeleireiro, manicure e recreação. Teve ainda campeonatos de judô e futsal e apresentação de coco de roda. Ao final do dia houve a entrega dos certificados para os participantes das oficinas.

As atividades mobilizaram toda a comunidade escolar. Moradores da região, pais de alunos foram os oficineiros voluntários do evento. Quem esteve na escola pode dar um trato no visual, bem como aprenderem um pouco do ofício. “O programa escola aberta não só descobre valores da comunidade como apoia na iniciação de uma profissão. Aquelas pessoas que tem uma habilidade para uma certa atividade é convidada a socializar seu conhecimento com os demais”, explica Regina Bispo coordenadora do programa em Maceió.

O programa Mais Educação também integrou a ação. Com competições de judô e futsal que contou com a participação de times da comunidade do Benedito Bentes deixando os jogos ainda mais competitivos. A coordenadora Edileuza Maciel falou da importância da parceria, “os programas desenvolvem um trabalho de grande importância social: um no contraturno e outro fim de semana. Isso é primordial por que juntos contribui para a melhoria da qualidade do ensino, reduz o índice de violência, promove a integração das famílias, bem como incentiva o desenvolvimento de uma cultura para paz”.

O programa escola aberta é uma iniciativa do governo federal desenvolvida em parceria com os estados e municípios onde apoia e incentiva a abertura das escolas nos finais de semana para a comunidade. O principal objetivo é contribuir para a inclusão social, exercício da cidadania e integração de escola e comunidade.

Atualmente o Escola Aberta contempla 15 escolas municipais onde o espaço escolar é ocupado em dias diferenciados como o sábado e o domingo para realização de várias atividades de cunho cultural, esportivo, educativo e formação inicial ao trabalho.

Para agosto, a coordenadora do evento anuncia a realização da II mostra cultural, que acontecerá na escola Frei Damião e contará com a participação do programa Mais Educação. No evento terá exposição de artesanato, danças e outras atividades culturais.

Nenhum comentário: