quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alunos da rede municipal participam de jogos no Sesi

Foto: Roberto Lopes
 Durante a Semana da Pessoa com Deficiência 2012, a secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), vem realizando uma série de atividades com as crianças da rede que possuem alguma deficiência.
A programação teve início na segunda-feira (20), com uma palestra no auditório do Senai que teve como tema: Política de Educação Especial. Na terça-feira, também no auditório do Senai, aconteceu uma Mesa Redonda que teve como tema: “Um olhar voltado para uma nova perspectiva na educação inclusiva”. O assunto foi debatido por profissionais ligados a área
na quarta-feira, pela manhã, foi a vez dos alunos com deficiência serem levados para um passeio ecológico, no Parque Municipal. A tarde, aconteceu um desfile de moda no Shopping Pátio e uma apresentação de uma sala de recursos por parte dos professores para os frequentadores do shopping.
Em época de Paraolimpíadas, os técnicos do DEE, levaram, nesta quinta-feira (23), pela manhã, alunos da rede municipal para Vila Olímpica do Sesi. eles participaram de jogos como Futsal, Salto em Distância e Corrida. Ao final, todos os participantes receberam medalhas.
O estudante da Escola Municipal Orlando Araújo, Ronald Manoel, de 10 anos de idade, que cursa o 4º ano do ensino fundamental, foi o vencedor da corrida de 50 metros. “Eu treinei muito para ganhar aqui no Sesi. Corrida é meu esporte preferido, além de dançar”, disse. A professora dele, Edleusa Ferreira, falou de como é gratificante ensinar alunos como Ronald. “De todas as funções que eu exerci, essa é a que mais me identifico. Cada dia conseguimos ver o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.
Nesta sexta-feira (24), a programação continua. Durante todo o dia, professores, alunos e pais, estarão no Centro da Cidade, para participarem de apresentações culturais e panfletagens. No local haverá distribuição de mudas e exposição dos trabalhos das escolas de rede municipal e das instituições que trabalham com pessoas com deficiência. A programação será encerrada no domingo (26), com uma caminhada na Orla da Pajuçara, a partir das 9horas.
De acordo com a diretora do DEE, Andressa Pedrosa vem sendo fundamental o envolvimento de todos durante esta semana, que tem como objetivo principal, promover a inclusão. “As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma educação especial, ou seja, que as escolas deem atenção especializada a elas, daí a importância dessas atividades”, afirma.
A rede municipal de ensino tem atualmente 44 salas de recursos especiais e 60 professores com qualificação que atuam com alunos que tenham alguma deficiência. As ações vêm sendo realizadas pelas secretarias de saúde e educação do Estado e do município e contou com a participação de entidades que trabalham com pessoas com deficiência em Maceió. A Semana da Pessoa com Deficiência foi instituída pela Lei estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996.

Nenhum comentário: