quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto de lei cria a escola Gastone Lúcia Beltrão no Tabuleiro

Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão

 O prefeito Cícero Almeida, encaminhou à Câmara de Vereadores, projeto de lei, que cria a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, localizada no Conjunto Jardim Royal II, Condomínio Cidade Universitária, no bairro Tabuleiro dos Martins. A escola atenderá cerca de 400 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em dois turnos (manhã e tarde).

De acordo com o prefeito, a ideia é melhorar a qualidade de vida e de ensino dos maceioenses, especialmente, as pessoas residentes e domiciliadas na Cidade Universitária. “A sua criação objetiva cumprir os preceitos constitucionais, tendo como meta garantir às crianças e jovens o acesso e a permanência na escola”, afirmou.

Para o secretário-adjunto, Marcelo Nascimento, o grande desafio da Secretaria Municipal de Educação é ampliar a oferta na escola pública, na sua padronização, não esquecendo também da qualidade de ensino para os alunos e na formação continuada dos professores. “A ideia é continuar trabalhando em equipe, numa gestão democrática para melhorar a educação no município”.

Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão

Filha de João Beltrão de Castro e Zoraide de Carvalho Beltrão, alagoana de Coruripe, Gastone manifestou desde jovem preocupação com as desigualdades sociais. Ainda adolescente, visitava presos comuns, levando-lhes roupas e alimentos. Estudou no Colégio Imaculada Conceição e Moreira e Silva, em Maceió, e concluiu o segundo grau no Rio de Janeiro.

Em 1968, de volta a Maceió, Gastone prestou vestibular para Economia na Ufal. A partir de então, sua militância política se tornou mais efetiva, inicialmente na Juventude Estudantil Católica. Em 1969, viajou para Cuba, onde recebeu treinamento militar. Em 1972, foi localizada e executada em São Paulo pela equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury, quando tinha retornado ao Brasil havia menos de um mês.

Nenhum comentário: