quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Secretário apresenta projeto de construção de escola no bairro de Canaã

Foto: Janaína Farias

 


O Secretário Municipal de Educação, José Mário se reuniu na tarde desta quinta-feira (02) com representantes da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídicas (ABMCJ) e comunidades do bairro do Canaã. O principal objetivo foi confirmar a construção da escola de educação infantil para atender a demanda de criança em idade escolar na região.
Na ocasião, o secretário apresentou o desenho da escola que também irá contemplar uma creche. Segundo o secretário o Brasil está vivendo o melhor momento da educação infantil. Ele afirma que governo federal, com o programa “ Brasil carinhoso”, pretende construir cerca de seis mil creche escolas em todo país. “Com isso estamos colocando o município também no foco da educação infantil. Essa também é nossa proposta construir creches para que muitas mães tenham um lugar seguro para deixar seus filhos e poder trabalhar”, diz.
O secretário afirmou ainda que parte do dinheiro para o início das obras já foi enviado pelo MEC e aguarda no momento a liberação do processo de licitação. Ele espera que a licitação saia ainda neste mês e prevê que as obras sejam iniciadas no mês de outubro ou novembro. Em 2013 a previsão é que sejam construídas 20 escolas de educação infantil no município que vai de creches ao 5º ano.  
A Presidente da associação das mulheres de carreira jurídica, Eloína Braz, disse que a aquisição da creche era uma antiga reivindicação da comunidade local e pede a cada um que fiscalizem as obras. “É preciso que vocês acompanhem a construção da escola, sejam fiscais, cuidem da escola, se não acompanharmos o gestor não tem como saber como as coisas estão funcionando”, salienta.
Maria Helena, moradora do bairro, exaltou com felicidade que muitas mães da região que agora terão um local adequado para colocarem seus filhos. "A partir de agora,muitas mães poderão até trabalhar e ficarem mais tranquila, pois terão onde deixarem seus filhos”, destaca.
José Mário pediu mais engajamento da comunidade na escola e disse que a educação deve ser colocada em primeiro plano. Na oportunidade destacou a gestão democrática e o conselho escolar como peças fundamentais no funcionamento da escola. Pediu aos pais presentes que participem das reuniões escolares, só assim, segundo ele, a escola pública oferecerá um serviço de qualidade, “as melhores escolas são aquelas que abrem suas portas para a comunidade”.

Nenhum comentário: