quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Matrícula on line evita filas para garantir vagas em escolas


Além de melhorar a infraestrutura com a recuperação de diversas unidades de ensino da capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem priorizado os investimentos em projetos inovadores que estão melhorando o serviço prestado à população. Um dos exemplos mais efetivos neste sentido é a disponibilização da matrícula por meio da internet, que acabou com uma cena vista anteriormente durante este período do ano: pais enfrentando filas para garantir vagas para os filhos em uma das escolas municipais.
Prefeito Rui Palmeira. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Segundo o prefeito Rui Palmeira, a novidade foi adotada como um procedimento de praxe da Semed durante as matrículas nos próximos anos. O gestor cita a medida como um dos avanços da Educação em Maceió, que são reflexos do processo de reestruturação da implantado pela Prefeitura desde o início da atual gestão, incluindo os investimentos em infraestrutura, planejamento pedagógico, fardamentos dos estudantes, qualificação dos servidores por meio da formação continuada e a busca por melhorias aos profissionais.

“Assim como temos feito em outros serviços municipais, utilizamos a tecnologia para melhorar o atendimento aos maceioenses. A matrícula on line é um grande passo da gestão e, com este avanço, os pais não tiveram transtornos nem dor de cabeça para poder garantir a vaga dos filhos neste ano letivo. É uma grande iniciativa que deve acabar de vez com a cultura das vergonhosas filas, a reserva de espaços e até a venda de lugares para a garantia de um direito”, disse Rui.
Os pais de estudantes e responsáveis que fizeram a pré-matrícula pela internet devem conferir o resultado no site da Prefeitura, que deverá ser disponibilizado a partir do próximo dia 27 até o dia 05 de março. O resultado irá apontar qual escola deve ser procurada para a efetivação da matrícula.
Reformas
 O prefeito também comentou o andamento das reformas das unidades municipais de ensino. Nesta primeira etapa, as obras estão orçadas em cerca de R$ 18 milhões em recursos próprios e o critério para o início das reformas foi avaliado pela situação da estrutura das unidades. Estão em andamento os serviços estruturais, hidráulicos, sanitários, elétricos e de prevenção de incêndio nas as Escolas Rui Palmeira (Vergel), Nosso Lar I (Levada), Maria José Carrascosa (Poço), Haroldo da Costa (Salvador Lyra) e Jaime de Altavila (Santa Lúcia).
“A infraestrutura é um dos fatores que contribuem no desenvolvimento escolar do aluno. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade na estrutura das escolas, que também influencia no desempenho dos professores e servidores da Educação”, disse Rui Palmeira, acrescentando que a reforma de mais 11 escolas está em fase de licitação e deve ser homologada nas próximas semanas. O prefeito afirmou, ainda, que outras 20 unidades foram incluídas em processos licitatórios e também vão ser recuperadas.
Lucas Alcântara (estagiário)/ Secom Maceió

Nenhum comentário: