quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Alunos de 22 escolas da Semed participam de Soletrando



Alunos de 22 escolas da rede municipal de ensino de Maceió, atendidas pelo programa Mais Educação, executado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram de mais uma edição do Soletrando, na manhã desta quarta-feira (14). A atividade, que segue o mesmo formato do programa televisivo e que já virou um jogo lúdico, vendidos nas lojas de brinquedos, faz parte do calendário de atividades da Semed e acontece pelo quarto ano consecutivo.

Este ano, o teste feito com os estudantes que devem falar a palavra sorteada sem errar a soletração, é alusiva aos 200 anos de Maceió. Por isso, os participantes foram estimulados a estudar a musicalidade de Djavan e de Eliezer Setton e a produção literária de Jorge de Lima.
 

A etapa realizada no auditório do Senai Poço, durante toda a manhã, contou com a participação de um representante de cada escola atendida pelo Mais Educação. “Porque eles participaram de etapas anteriores, na própria escola e, no final, os melhores foram enviados para essa fase conclusiva”, explica a coordenadora do programa, Edileuza Maciel.

Maciel destaca a importância do Soletrando, devido ao estímulo oferecido aos estudantes para a prática da leitura. “É uma atividade de grande importância, porque aproxima o aluno do livro e da música; que trata o aluno como sujeito e desenvolve o exercício da cidadania e a leitura leva ao empoderamento da cultura do ser”, acrescenta ela. Edileuza Maciel explica que, até agora, participam estudantes da rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano, mas o desafio maior é pensar algo mais complexo para aqueles inserido entre o 6º e o 9º ano. Ela avisa que está na fase de planejamento e provavelmente em 2016 o Mais Educação irá atender a esse público.

O primeiro colocado foi Ryan Carlos Fonseca Ribeiro, aluno do 5º ano da Escola Natalina Costa. Ele recebeu um notebook. O segundo colocado foi Wallysson de Melo Martins, do 5º ano da Escola Cícera Lucimar, contemplado com um smartphone e o terceiro, Ezequiel Estevam de Araújo, estudante do 5º ano da Escola Sagrado Coração de Jesus, que recebeu um tablet.

Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: