sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prova Brasil: alunos dos 9º anos fazem simulado neste sábado





Alunos dos 9º anos de 12 escolas municipais participam neste sábado (24) de simulado de português e matemática no Ginásio Tenente Madalena. A atividade envolve 472  alunos e o objetivo, de acordo com a coordenadora de formação continuada, Regina Buarque, é aprimorar o atendimento básico nas disciplinas de português e matemática a partir dos critérios da Prova Brasil.
A intenção, segundo a coordenadora, é aproximar e familiarizar os alunos com metodologia desse tipo de prova externa visando a preparação para a Prova Brasil, que será realizada de 9 a 19 de novembro nas escolas. “A proposta é que nossos alunos estejam aptos a obter um bom resultado na Prova Brasil. Esse é o objetivo”, afirma Regina.
O simulado segue a mesma metodologia da Prova Brasil. O teste é composto de 50 questões – 25 de português e 25 de matemática, dividido em quatro blocos de 25 minutos cada um. Ainda de acordo com a coordenadora, todo o material que será utilizado nesta avaliação foi elaborado pelos formadores da rede Romário Mendes e Joseli Lopes Lins. Ela explica que o teste tem proposta de simulado, onde os alunos vão responde o gabarito e levar apenas o caderno de questões da prova para casa. Dessa forma, a coordenação recolhe o cartão de respostas. O resultado da avaliação será divulgado na próxima semana.
Está previsto para o dia 31 o simuladão dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Participam 272 dos 5 mil alunos de 91 escolas da rede que representam os primeiros colocados em simulados realizados nas próprias unidades. “Foi feita uma seleção prévia nas escolas e os primeiros colocados participam do simulado no dia 31 para definir os vencedores dos 5 mil alunos”, explica Regina.
Todos os primeiros colocados, tanto dos 9º anos quanto dos 5º anos, receberão premiação. No dia 6 de novembro, as melhores colocações serão premiadas com tablet, smartphone e relógio, além de medalhas e troféus para os alunos e escolas. Os brindes estão sendo doados em parceria com a empresa de Tecnologia Educacional Inovadora, Mind Lab, que desenvolve no município projetos de estímulo de aprendizagem no desenvolvimento de habilidade cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
O material que será utilizado no simulado dos 5º anos também foi elaborado pelos formadores do Departamento de Ensino Fundamental Laudicéia Nascimento e Simone Souza na disciplina de português. Já no conteúdo de matemática, os responsáveis pela elaboração foram Katarina Adeline e Eliane Ramos.
Janaina Farias/Ascom Semed

Nenhum comentário: