segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Professores municipais farão curso para Educação Especial




Com a finalidade de formar multiplicadores no atendimento aos alunos da educação especial, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão ­ (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) estará promovendo o Curso de Formação de Educadores para os professores de sala de recursos e pessoas envolvidas com Educação Especial. O curso, decorrente do convênio assinado entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério, acontecerá em duas etapas, nos períodos de 5 a 9 e de 19 a 23 de outubro, nos dois turnos, no Hotel Ponta Verde.
De acordo com a diretora do departamento de Educação Especial da Semed, Neusa Maria Scortegagna de Almeida, Maceió se destaca como município polo nesta articulação. “O curso faz parte do programa Educação Inclusiva Direito a Diversidade e faz parte da política de inclusão de educação do Município de Maceió. Nosso objetivo é formar multiplicadores para a disseminação dos princípios e orientações gerais da educação inclusiva”, afirmou Neusa. A diretora disse ainda que as vagas são limitadas e direcionadas para técnicos da educação especial e professores de salas de recursos.
“Para Maceió foram disponibilizadas 85 vagas e 135 vagas para os demais municípios envolvidos do Estado. Neusa acrescentou ainda que o Curso terá um papel fundamental na implementação e avaliação da educação especial no município. “Queremos também envolver os segmentos da sociedade para garantir o acesso e a permanência de crianças, jovens e adultos nas salas comuns de ensino regular”, reforçou a diretora.
Conforme programação, a palestra de abertura acontece na segunda-­feira (5), a partir das 9h, com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea. A palestra de abertura será do professor e advogado Marcelo Borges Jobim, que abordará o tema Educação em Direitos Humanos. Na terça­feira (6) pela manhã, os temas abordados serão Políticas públicas intersetoriais para a eliminação das barreiras que impedem o acesso e permanência de pessoas com deficiência na escola e o papel do professor no atendimento educacional especializado.
A programação prossegue nos dias seguintes com os temas e atribuições do professor especialista e sua atuação na escola comum, que viabiliza o processo de inclusão e aprendizagem aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento; Políticas públicas para juventude; Organização da gestão, da estrutura física e do currículo para tonar as escolas espaços educadores sustentáveis, além de oficinais que serão desenvolvidas ao longo do curso.
João de Oliveira – Ascom Semed

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