segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Escola recebe visita de monitores do Programa Mais Cultura






Alunos e professores da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, situada na parte alta de Maceió, receberam na manhã da última sexta-feira (23) monitores do Ministério da Educação (MEC). A equipe foi enviada com a finalidade de acompanhar as atividades executadas no Programa Mais Cultura nas Escolas.
O programa, desenvolvido pelo MEC em parceria com o Ministério da Cultura e Universidade Federal de São Paulo, busca valorizar talentos regionais, como a vocação cultural de cada comunidade, estimulando os estudantes a se envolver e conhecer as próprias raízes culturais.
Na oportunidade, os monitores prestigiaram a apresentação do grupo artístico local “Canta Contação”, que desenvolve atividades de contação de histórias, entre outras ações culturais na escola. O projeto idealizado pelo músico da comunidade Petrúcio Baeto foi selecionado entre outros 250, do total de 5 mil inscritos de todo o Brasil.
De acordo com a coordenadora local do Programa Mais Educação em Maceió, Edileuza Maciel, a escola municipal Dom Antônio Brandão, assim como outras escolas contempladas com o Programa Mais Cultura, recebem recursos federais necessários para viabilizar o programa, custeando atividades culturais e pedagógicas destinadas às crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Além do músico, o grupo artístico local Canta Contação também participa do programa e atua com ações de artes integradas que objetivam despertar o interesse dos pequenos para a importância do acesso e valorização da cultura popular. Gisellle Torres, integrante do grupo, conta que as crianças são convidadas a adentrar no universo lúdico criado para proporcionar fantasia, diversão e arte. Outras manifestações culturais se agregam ao programa e trazem elementos de tradição cultural que fazem parte da realidade dessas crianças, como a capoeira, o maculelê e a Nega da Costa. “Nosso trabalho é ampliar o projeto e trazer temáticas que valorizem suas próprias histórias de vida e a cultura local”, ressalta.
De acordo com coordenadora Geral de Monitoramento do Programa Mais Cultura, Cris Abramo, as escolas de Maceió foram escolhidas por serem projetos exemplares que servirão como modelo para práticas pedagógicas que buscam valorizar e trazer para dentro da escola artistas locais, proporcionando um ambiente de cultura.
Cris Abramo destaca a importância do monitoramento, ressaltando que a medida é fundamental para conhecer as práticas desenvolvidas pelos artistas locais e observar a interação dos pequenos. “A escola passa a ser uma possibilidade de a criança acessar a cultura, um direito fundamental, mas que muitas vezes é negligenciado por diversos fatores”, pontua.
Durante a visita, os monitores vivenciaram um pouco do trabalho cultural desenvolvido pelo programa na escola, como a dança, música, poesia, teatro, oficina de artesanato, jogos e brincadeiras educativas.
Ascom Semed/ Tiago Guimarães (estagiário)

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